Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Malawi deteta primeiro surto de poliomielite selvagem em África em 5 anos

Casos começaram a surgir em novembro. Guiné-Bissau já registou quatro casos.

Malawi deteta primeiro surto de poliomielite selvagem em África em 5 anos
Notícias ao Minuto

08:22 - 18/02/22 por Hélio Carvalho

Mundo Poliomielite

Casos de poliomielite em África têm surgido esporadicamente quando detetados a partir da vacina, mas no Malawi foi detetado o primeiro surto ativo de poliomielite selvagem em mais de cinco anos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o primeiro caso do surto remonta a novembro, quando uma criança de três anos apresentou sintomas de paralisia associados à doença.

"Após a deteção de poliomielite selvagem no Malawi, estamos a tomar medidas urgentes para abrandar a sua possível propagação", garantiu em comunicado o Matshidiso Moeti, diretor regional da OMS em África.

A existência de um surto ativo no continente africano é preocupante, dada a reduzida vacinação contra a poliomielite, especialmente em crianças.

O caso terá sido importado do Paquistão, um país onde, a par com o Afeganistão, a poliomielite se mantém endémica.

A OMS alertou que a sequenciação de WP1 - o vírus da poliomielite selvagem do tipo 1 - deve começar rapidamente, mas garantiu que não estava em risco a classificação do continente africano como uma região livre da doença em estado selvagem.

Em anos anteriores, foram detetados alguns surtos, mas sempre através do processo de inoculação, prevenindo-se assim a propagação comunitária. Foram também detetados casos em países como o Senegal, a Zâmbia e Gâmbia.

Na quinta-feira, a Guiné Bissau detetou quatro casos da doença, depois da doença ter sido erradicada em 2019.

A poliomielite é uma doença extremamente contagiosa e, se não for tratada, pode levar à morte. Em 2002, foi considerada erradicada no continente europeu e a vacinação contra a polio é várias vezes usada como um exemplo da importância da inoculação contra doenças contagiosas.

Leia Também: Guiné-Bissau com casos confirmados de poliomielite e suspeitos de sarampo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório