Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Secretária do Tesouro dos EUA pede reforço do sistema de saúde global

A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, apelou hoje na abertura da reunião de dois dias dos ministros das Finanças do G20, na Indonésia, para um reforço do sistema de saúde global para preparar futuras pandemias.

Secretária do Tesouro dos EUA pede reforço do sistema de saúde global
Notícias ao Minuto

12:11 - 17/02/22 por Lusa

Mundo EUA

"Temos de agir urgentemente para reforçar a arquitetura global da saúde de modo a dispormos dos instrumentos necessários para prevenir, preparar e responder a futuras crises de saúde", exortou Yellen na reunião, à qual assiste virtualmente.

A cimeira dos ministros das Finanças do G20 realiza-se hoje e na sexta-feira em Jacarta, Indonésia.

A ministra de Joe Biden ecoou assim as palavras do Presidente indonésio, Joko Widodo, que pretende reforçar a resiliência do sistema de saúde global com uma nova agência, que apresentou em janeiro no Fórum Económico Mundial em Davos.

Esta nova agência, que Widodo compara com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para as finanças, servirá para tornar o sistema global de saúde mais inclusivo e recetivo em caso de crises.

Joko Widodo apelou às potências económicas do G20 para co-financiarem o reforço do sistema global de saúde e espera um acordo durante a presidência indonésia.

Além da "coordenação reforçada" entre países, põe-se a questão de "mobilizar o financiamento necessário para preencher as lacunas do sistema", disse Yellen.

"Instamos ao desenvolvimento de um fundo de intermediação financeira do Banco Mundial", declarou Yellen, instando "todos os membros do G20 a aderirem [...] nos próximos meses".

De facto, afirmou, Washington apoia "o reforço das iniciativas existentes, tais como as dos bancos multilaterais de desenvolvimento, e a criação do novo fundo fiduciário do FMI para a resiliência e sustentabilidade. Mas estas iniciativas não são adequadas para todas as situações e as lacunas críticas permanecerão.

Janet Yellen afirmou que "o Banco Mundial e a OMS (Organização Mundial de Saúde) informarão em breve o G20 sobre as lacunas de financiamento na atual arquitetura sanitária", e assinalou que "as estimativas das necessidades são de 75.000 milhões de dólares durante os próximos cinco anos".

"Contudo, isto é muito menos do que o custo económico da atual pandemia", disse Yellen.

Leia Também: Ómicron terá impacto no crescimento dos EUA, mas sem o inviabilizar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório