Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Zelensky "está descontente" com comportamento do Ocidente

Melinda Haring, especialista em política ucraniana que esteve nos últimos dias em Kiev, disse hoje que o Governo ucraniano está descontente com a visibilidade que o Ocidente está a dar ao conflito com a Rússia, prejudicando a sua economia.

Zelensky "está descontente" com comportamento do Ocidente
Notícias ao Minuto

20:57 - 16/02/22 por Lusa

Mundo Analista

"O Presidente Volodymyz Zelensky está descontente com o modo como os Estados Unidos e a União Europeia verbalizam a eventualidade de uma guerra com a Rússia. Considera que, ao criarem a ideia de um conflito iminente, prejudicaram seriamente a economia ucraniana", disse Melinda Haring, especialista em política ucraniana e diretora-adjunta do Eurasia Centre do Atlantic Council.

Haring -- que hoje moderou uma conferência virtual organizada pelo Departamento de Estado norte-americano para discutir a estratégia de desinformação do Kremlin na crise ucraniana, e a que a agência Lusa assistiu -- acabou de regressar de uma viagem a Kiev, onde disse ter reunido com autoridades da Ucrânia.

"Não ficarei admirada se, nos próximos dias, começarmos a ouvir Zelensky criticar os líderes de países ocidentais pelo efeito danoso dos seus alertas na economia do seu país", avisou a especialista.

Haring explicou que as autoridades ucranianas estão a queixar-se do efeito da imagem de instabilidade no seu país, relatando situações de empresas ocidentais que deixaram de fazer pedidos de importação junto de empresas ucranianas.

De acordo com esta especialista, o Presidente ucraniano acusa o Ocidente de estar a empolar a eventualidade de um conflito armado, causando um dano real nos interesses da economia do seu país e aumentando a tensão social em diversas cidades.

Nas últimas semanas, os Estados Unidos e a União Europeia têm denunciado a iminência de uma invasão russa da Ucrânia, tendo mesmo apontado a data de hoje como o momento para o qual tinha sido planeado esse ataque armado.

Leia Também: Presidente Zelensky diz que até agora não viu retirada de tropas russas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório