Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Sistema de descontaminação da água novamente parado

O operador da central nuclear japonesa de Fukushima anunciou hoje que o sistema de descontaminação da água acumulada na central foi desligado, poucas horas depois de ter sido reposto o seu funcionamento.

Sistema de descontaminação da água novamente parado
Notícias ao Minuto

06:06 - 25/03/14 por Lusa

Mundo Fukushima

O sistema foi desligado pela Tokyo Eletric Power (TEPCO) depois de trabalhadores terem descoberto uma fuga de água de um dos tanques, disse um responsável estimando em cerca de oito litros o derrame para o exterior e ao salientar não existir risco imediato dado que a água foi recuperada.

A suspensão das operações de descontaminação da água surge apenas seis horas após o sistema ter sido reposto em funcionamento.

Atualmente existem 436.000 metros cúbicos de água contaminada utilizada no arrefecimento da central que ficou fortemente danificada pelo sismo, seguido de tsunami, de 11 de março de 2011.

A água está armazenada em 1.200 tanques especialmente construídos para o seu armazenamento.

Muitos especialistas recordam que em algum momento a água terá de ser lançada ao mar depois de 'limpa' da maioria dos seus contaminantes, mas tanto os pescadores como os países vizinhos estão contra essa medida apesar das garantias das autoridades japonesas que salientam existirem riscos insignificantes para os humanos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório