Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Famílias de vítimas do massacre Sandy Hook vão receber 64 milhões

As famílias de nove vítimas do tiroteio na escola primária Sandy Hook chegaram a um acordo de 73 milhões de dólares num processo judicial contra a fabricante da espingarda usada para matar 20 alunos do primeiro ano e seis educadores.

Famílias de vítimas do massacre Sandy Hook vão receber 64 milhões
Notícias ao Minuto

06:09 - 16/02/22 por Lusa

Mundo EUA

Além da verba de 64 milhões de euros, a Remington, que fabricou a espingarda estilo Bushmaster AR-15 utilizada no massacre de 2012, concordou também em permitir que as famílias libertassem numerosos documentos obtidos durante o processo, incluindo os que mostravam como a arma era comercializada, divulgaram hoje as famílias.

As famílias e um sobrevivente do tiroteio processaram a Remington em 2015, alegando que a empresa nunca deveria ter vendido uma arma tão perigosa ao público, e disseram que o seu foco era prevenir futuros tiroteios em massa.

"Hoje não se trata de honrar o nosso filho Benjamin. Hoje trata-se de como e porque o Bem morreu. Trata-se do que é certo e do que está errado. O nosso sistema jurídico deu-nos alguma justiça hoje, mas eu e o David nunca vamos ter uma verdadeira justiça. A verdadeira justiça seria o nosso filho de quinze anos saudável e aqui connosco", afirmou Francine Wheeler, cujo filho de seis anos foi morto no tiroteio.

O caso no tribunal civil de Connecticut centrou-se na forma como a arma de fogo utilizada pelo atirador foi comercializada, alegando que visava jovens rapazes em risco com o marketing e a colocação de produtos ('product placement') em videojogos violentos.

Num dos anúncios da Remington, aparece a espingarda com um pano de fundo simples e a frase: "Considere o seu cartão de homem redimido".

A Remington tinha argumentado que não havia provas de que o seu marketing tivesse algo a ver com o tiroteio.

A empresa também tinha dito que o processo deveria ter sido arquivado por causa de uma lei federal que concede ampla imunidade à indústria de armas, mas o Supremo Tribunal de Connecticut decidiu que a fabricante poderia ser processada ao abrigo da lei estadual sobre a forma como comercializava a espingarda.

Embora a Remington tenha recorrido ao Supremo Tribunal dos Estados Unidos, o mesmo recusou-se a ouvir o caso.

O caso foi acompanhado por defensores do controlo de armas, defensores dos direitos das armas e fabricantes de armas em todo o país, porque tinha o potencial de fornecer uma rota para as vítimas de outros tiroteios em massa para contornar a lei federal e processar os fabricantes de armas de fogo.

A Remington, uma das fabricantes mais antigas do país, fundada em 1816, declarou falência pela segunda vez em 2020 e os seus ativos foram vendidos posteriormente a várias empresas, depois de ter sido sobrecarregada por processos judiciais e restrições de venda a retalho na sequência do massacre na escola Sandy Hook.

Quatro seguradoras da empresa agora falida concordaram em pagar o montante total da cobertura disponível, totalizando 73 milhões de dólares (64 milhões de euros), segundo os queixosos.

"Esta vitória deve servir de alerta não só para a indústria de armas, mas também para as companhias bancárias e de seguros que as sustentam. Para a indústria de armas, é tempo de parar de comercializar irresponsavelmente todas as armas a todas as pessoas para todos os usos e, em vez disso, perguntar como é que o marketing pode diminuir o risco em vez de o incentivar", apontou Josh Koskoff, advogado de um dos queixosos.

Adam Lanza, o atirador de 20 anos no tiroteio Sandy Hook, usou a espingarda feita pela Remington e legalmente da propriedade da sua mãe para matar crianças e educadores em 14 de dezembro de 2012, depois ter matado a sua mãe na sua casa, em Newton. Depois, usou uma pistola para se suicidar quando a polícia chegou.

Os graves e deteriorados problemas de saúde mental de Lanza, a sua preocupação com violência e o acesso à arma da mãe "provaram ser uma receita para o assassínio em massa", segundo o defensor da criança do estado de Connecticut.

Leia Também: Força Aérea dos EUA terá de indemnizar vítimas de massacre no Texas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório