Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Espanha. Desmantelada rede que lavava dinheiro através de criptomoedas

Grupo era organizado por hierarquias havendo vários níveis de especialização como técnicos no campo das criptomoedas a especialistas que controlavam a questão bancária com operações complexas de lavagem de dinheiro.

Espanha. Desmantelada rede que lavava dinheiro através de criptomoedas
Notícias ao Minuto

17:05 - 15/02/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guardia Civil

A Guarda Civil espanhola desmantelou uma organização criminosa internacional sediada em Madrid que se especializou "em branqueamento de capitais através de criptomoedas, provenientes de diversos crimes cometidos por outros grupos criminosos", de acordo com comunicado da autoridade. 

A operação denominada 'MAUNA' foi levada a cabo pela Unidade Central Operativa da Guarda Civil que começou por investigar as atividades, ligadas à lavagem de dinheiro do tráfico de droga, de um dos integrantes de uma outra organização anteriormente investigada. 

Segundo explica a força de segurança, o grupo era organizado por hierarquias havendo vários níveis de especialização. Os colaboradores identificados eram desde técnicos no campo das criptomoedas a especialistas que controlavam a questão bancária com operações complexas de lavagem de dinheiro.

A rede começou com um pequeno número de colaboradores, todos ligados ao tráfico de droga, vindo a aumentar progressivamente no número de intervenientes e atividades ilegais de lavagem de dinheiro. Também o montante de dinheiro envolvido foi aumentando cada vez mais. 

Este foi direcionado a "diferentes organizações criminosas instaladas em todo o território nacional [espanhol]", revela o comunicado. 
 
Os elementos do grupo criminoso começaram por obter capital através de criptomoeda de vários provedores, que, por sua vez, o obtiveram principalmente por meio de golpes financeiros. 
 
Com uma "intensa atividade de fraude em paralelo com o branqueamento de capitais", a rede criminosa conseguiu "tornar-se o seu próprio fornecedor de criptomoedas como principal modo de branqueamento, cometendo burlas no valor de várias centenas de milhares de euros", explica a Guardia Civil. 

A organização criminosa possuía tinha "figuras de proa", além de um complexo circuito internacional bancário e de criptomoedas apoiado por empresas falsas localizadas em países como Espanha, Bélgica, Suécia, Alemanha ou Lituânia.

A operação 'MAUNA' resultou na prisão e investigação de oito pessoas, nove buscas em Madrid e Valladolid, nove imóveis "bloqueados", quase 300 mil euros em dinheiro, 30 contas bancárias bloqueadas, bem como bens obtidos de atividades ilícitas superiores a um milhão de euros.

A Guardia Civil afirma ainda que a rede se gabava dos golpes em pessoas em situação económica precária ou mesmo em idosos.

Leia Também: Guardia Civil apreende 13 carros de luxo a português detido em Valência

Recomendados para si

;
Campo obrigatório