Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Coreia do Sul. Infetados com Covid-19 vão poder votar nas presidenciais

A medida surge numa altura em que a Coreia do Sul se vê afeta pela rápida propagação da variante Ómicron do novo coronavírus.

Coreia do Sul. Infetados com Covid-19 vão poder votar nas presidenciais
Notícias ao Minuto

22:36 - 14/02/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Coronavírus

O parlamento da Coreia do Sul aprovou esta segunda-feira um plano que oferece às pessoas infetadas com o novo coronavírus a possibilidade de votarem num horário específico durante as eleições presidenciais de 9 de março. 

Como avança a Associated Press, em causa está a proposta de revisão de uma lei relacionada com as eleições, que entrará em vigor caso seja aprovada pelo Conselho de Ministros e assinada pelo presidente. Porém, sabe-se já que os partidos do governo e da oposição já chegaram a acordo sobre esta medida.

Assim, todos os eleitores diagnosticados com doenças altamente infeciosas (entre as quais se inclui a Covid-19) e que tenham de realizar quarentena passam a poder dirigir-se até às mesas de voto a partir das 18 horas, altura em que a possibilidade de votar passa a ser interdita a todos os outros cidadãos. O período especial de votação encerraria, neste caso, às 19h30.

Segundo a Comissão Nacional de Eleições, todos os cidadãos que tenham já pedido para fazer o voto por correspondência poderão ainda fazê-lo, independentemente de estarem, ou não, infetados. Para tal, precisam apenas de ter cumprido o prazo legal estipulado para fazer esse requerimento.

Os membros da Comissão prometeram ainda trabalhar na instalação de cabines de voto separadas para os eleitores infetados com a doença e na definição do equipamento de proteção individual que os trabalhadores das mesas de voto terão de usar.

Esta medida surge numa altura em que a Coreia do Sul se vê afeta pela rápida propagação da variante Ómicron do novo coronavírus.

Leia Também: A Coreia do Sul vai começar a administrar quarta dose da vacina Covid-19

Recomendados para si

;
Campo obrigatório