Meteorologia

  • 05 FEVEREIRO 2023
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 18º

Covid-19. EUA doam mais 840 mil doses de vacina a Moçambique

Os Estados Unidos da América (EUA) doaram hoje 840 mil doses da vacina Johnson & Johnson contra a covid-19 a Moçambique, anunciou a representação diplomática norte-americana em Maputo.

Covid-19. EUA doam mais 840 mil doses de vacina a Moçambique

"Estas vacinas de dose única irão permitir ao Ministério da Saúde proteger mais moçambicanos contra o vírus e atingir rapidamente os seus objetivos da campanha nacional de vacinação", destacou em comunicado.

Com esta remessa, as doações dos EUA ascendem a mais de 4,3 milhões de doses da vacina Johnson & Johnson entregues a Moçambique, acrescentou.  

"Cerca de 80 milhões de dólares em assistência do Governo dos EUA" para combater a covid-19 no país lusófono "incluem o fornecimento de suprimentos", a melhoria da "capacidade dos laboratórios e instalações de saúde" bem como apoio à distribuição da vacina.

Desde o início da campanha de vacinação em 08 de março de 2021, já foram vacinadas em Moçambique um total de 11,8 milhões pessoas, das quais 10,2 milhões estão "completamente vacinadas contra a covid-19", anunciou hoje o Ministério da Saúde. 

Atualmente, a cobertura nacional de vacinação situa-se em 67,5%, acrescentou.

Moçambique tem um total acumulado de 2.189 mortes e 224.719 casos de covid-19, dos quais 97% recuperados da doença.

A covid-19 provocou pelo menos 5.813.329 mortos em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

Leia Também: Covid-19. Moçambique com seis mortes e 372 casos na última semana

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório