Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

"Dados animadores". Cabo Verde sublinha melhorias em todos os indicadores

Cabo Verde voltou a registar uma "melhoria considerável" em todos os indicadores da pandemia de covid-19 nos últimos 14 dias, em dados considerados "animadores" pelo diretor nacional de Saúde, que reforçou o apelo à colaboração de todos.

"Dados animadores". Cabo Verde sublinha melhorias em todos os indicadores
Notícias ao Minuto

19:22 - 14/02/22 por Lusa

Mundo Covid-19

Na habitual conferência de imprensa semanal sobre o ponto de situação da pandemia no país, Jorge Noel Barreto avançou que de 31 de janeiro a 13 de fevereiro o país registou um total de 161 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, numa média de 12 casos por dia e uma taxa de positividade de 2,4%.

Nos 14 dias anteriores, foram notificados 1.462 casos novos de SARS-CoV-2, com uma média de 104 casos por dia e uma taxa de positividade de 11,6%.

Além da taxa de positividade, Jorge Barreto deu conta ainda de uma "melhoria considerável" na taxa de transmissibilidade, que a nível nacional está em 0,59.

Já a taxa de incidência acumulada é de 28 casos por 100 mil habitantes, quando no mesmo período anterior era de 257 por 100 mil habitantes.

Neste momento, a maioria dos 22 concelhos (14) estão com uma taxa inferior a 25 casos por 100 mil habitantes, anunciou o profissional de saúde cabo-verdiano.

"Os dados são bastantes encorajadores, são animadores, esperemos que a situação se mantenha com esta tendência para melhoria. Para isso é preciso também a colaboração de todos para que estes resultados se possam manter, o que permitirá também retomar várias outras atividades e também irmos melhorando a nossa convivência nas comunidades", enfatizou.

Relativamente à vacinação, o porta-voz do Ministério da Saúde disse que o país já utilizou 71% das quase um milhão de doses de vacinas recebidas até agora (669.805), sendo que 85,3% dos adultos já tomaram a primeira dose e 72,8% já tem a vacinação completa.

Em todo o país, 10,7% da população adulta já recebeu a dose de reforço (a terceira dose), como Jorge Barreto a pedir um ritmo "mais acelerado", embora tenha admitido que este ritmo poderá estar associado ao facto de muitas pessoas terem sido recentemente infetados com a variante Ómicron do novo coronavírus.

De qualquer forma, o diretor nacional de Saúde considerou que a utilização das vacinas por parte de Cabo Verde "tem sido muito boa", não obstante entender que as autoridades sanitárias gostariam que as taxas fossem mais elevadas.

"Apesar de a situação ter uma evolução bastante positiva, a pandemia ainda não acabou", alertou a mesma fonte.

Nas últimas 24 horas, as autoridades sanitárias cabo-verdianas analisaram 228 amostras e encontram apenas dois casos novos, elevando a 55.844 os casos positivos acumulados desde o início da pandemia, dos quais 55.366 casos recuperados, 400 óbitos e há 29 casos ativos.

A covid-19 provocou pelo menos 5.813.329 mortos em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

Leia Também: Covid-19: Novo centro de vacinação abriu hoje em Águeda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório