Meteorologia

  • 02 DEZEMBRO 2022
Tempo
13º
MIN 7º MÁX 14º

Israel vende a Marrocos sistemas antimísseis por 442 milhões de euros

A Indústria Aeroespacial de Israel (IAI) vai fornecer ao exército marroquino o sistema de defesa antimísseis Barak MX, num negócio avaliado em 500 milhões de dólares (442 milhões de euros), indicaram hoje os 'media' israelitas.

Israel vende a Marrocos sistemas antimísseis por 442 milhões de euros
Notícias ao Minuto

16:29 - 14/02/22 por Lusa

Mundo Israel

Israel e Marrocos assinaram um memorando de defesa em novembro passado em Rabat, que permite a venda direta de armamento, na sequência da visita do ministro da Defesa israelita, Beny Gantz, no âmbito do reforço da cooperação após o restabelecimento das relações diplomáticas.

O Ministério da Defesa israelita optou por não comentar este acordo, indicou a agência noticiosa Efe.

Segundo a página digital israelita Globes, que cita fontes internacionais, o diretor executivo da IAI, Boaz Levy, efetuou uma visita secreta a Marrocos e concluiu os pormenores do acordo para a venda deste sistema de defesa para mísseis e que também podem ser aplicados em 'drones', os veículos aéreos não tripulados.

O sistema proporciona a gestão de três tipos de intercetores das componentes Barak do IAI: BArak.MRAD, que interceta mísseis até a distâncias de 35 quilómetros; Barak-LRAD para um raio de 70 quilómetros; e o Barak-ER; para um alcance de 150 quilómetros, explicou a Globes.

Este 'media' on-line também referiu que, segundo frontes da Defesa, Marrocos pediu este sistema de proteção como parte da competição militar que protagoniza com a vizinha Argélia para manter a supremacia militar na zona.

O memorando em Defesa implica um importante avanço no aprofundamento das relações entre Israel e Marrocos, que avançaram na cooperação económica e no turismo bilateral.

Marrocos adquiriu drones Heron da IAI e da unidade Bluebird da IAI, e ainda sistemas de veículos de patrulha robótica do Elbit Systems e intercetores de drones da Skylock, acrescentou a Globes.

Leia Também: Ucrânia. Israel retira famílias de diplomatas e funcionários da embaixada

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório