Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Supremo Tribunal do Iraque exclui candidatura de antigo ministro

O Supremo Tribunal Federal do Iraque excluiu hoje definitivamente a candidatura à presidência do país do antigo ministro Hoshyar Zebari, um dos principais candidatos ao cargo.

Supremo Tribunal do Iraque exclui candidatura de antigo ministro
Notícias ao Minuto

13:09 - 13/02/22 por Lusa

Mundo Iraque

A candidatura de Zebari, um curdo de 68 anos, tinha sido suspensa pelo mesmo tribunal, depois de ter sido acusado de corrupção quando foi ministro das Finanças, em 2016.

"O Tribunal Federal decidiu na sua sentença invalidar a candidatura de Hoshyar Zebari ao cargo de Presidente da República", noticiou a agência estatal INA, citada pelas agências EFE e AFP.

O Supremo Tribunal considerou que Zebari não cumpre os requisitos para ser elegível, porque o Parlamento lhe retirou a confiança quando era ministro das Finanças, devido a acusações "relacionadas com corrupção financeira e administrativa".

Numa recente entrevista televisiva, o também antigo ministro dos Negócios Estrangeiros negou qualquer acusação de corrupção, assegurando que nunca tinha sido condenado pelo sistema judicial iraquiano.

Zebari foi nomeado pelo Partido Democrático do Curdistão (KDP) e era inicialmente o candidato de uma aliança liderada pelo principal grupo no Parlamento que emergiu das eleições de outubro passado, o Bloco Sadrista do popular clérigo xiita Muqtada al-Sadr.

Mas, em 05 de fevereiro, dois dias antes da sessão em que o novo presidente seria eleito de entre 25 candidatos, os sadristas anunciaram a suspensão das negociações com outros partidos e que os seus deputados não iriam participar na sessão legislativa desse dia.

No dia seguinte, o Supremo Tribunal suspendeu temporariamente a candidatura de Zebari, quando deputados do partido União Patriótica do Curdistão (PUK), que apoia a reeleição do atual Presidente, Barham Saleh, iniciaram uma ação judicial alegando que não cumpria os requisitos estipulados.

Depois disto, outros grupos parlamentares aderiram ao boicote e a votação teve de ser suspensa devido à falta de quórum.

Como nesse dia terminava o prazo constitucional de 30 dias para eleger o chefe de Estado, o Parlamento reiniciou o processo na terça-feira, e reabriu o prazo para as nomeações.

Não foi fixada uma nova data para a votação, nem foi anunciada a lista de candidatos aprovados.

Zebari e os outros candidatos presidenciais são curdos uma vez que, de acordo com o sistema estabelecido no Iraque após a queda do ditador Saddam Hussein, o chefe de Estado deve pertencer a este povo, enquanto o primeiro-ministro deve ser um muçulmano xiita e o presidente do parlamento um sunita.

Leia Também: Parlamento do Iraque abre novo processo para escolha de Presidente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório