Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Manifestantes franceses dos "comboios da liberdade" seguem para Bruxelas

Muitos dos participantes na manifestação deste sábado, em Paris, que se intitulam "comboios da liberdade", em protesto às restrições e vacinas contra a Covid-19, dirigem-se hoje para Bruxelas, onde esperam participar, na segunda-feira, numa grande manifestação europeia.

Manifestantes franceses dos "comboios da liberdade" seguem para Bruxelas
Notícias ao Minuto

10:47 - 13/02/22 por Lusa

Mundo Covid-19

Depois de terem perturbado o trânsito em alguns pontos da capital francesa, mas sem o conseguirem bloquear como pretendiam, muitos dos automobilistas, provenientes de diversos pontos do país, dirigem-se para norte.

O objetivo, segundo a agência de notícias EFE, é passarem a noite em Lille, junto à fronteira com a Bélgica, antes de se dirigirem até à capital do país e da comunidade europeia, Bruxelas.

É a forma dos manifestantes manterem o protesto contra as medidas adotadas para enfrentar a pandemia de Covid-19, em particular o passe de vacinação, obrigatório para aceder à maior parte dos lugares públicos em França.

A manifestação de hoje conseguiu ultrapassar as barreiras policiais e aceder aos emblemáticos Campos Eliseus que, durante uma hora, estiveram fechados ao trânsito.

Entretanto, a dura intervenção policial, que mobilizou 7.200 agentes, acabou por dispersar os manifestantes sem que se registassem incidentes significativos.

Meio milhar de pessoas foram multadas por participarem em manifestações proibidas e 100 foram presas, das quais 81 ainda estão nas esquadras, informou a autoridade de segurança.

A direção da polícia, que tinha proibido as manifestações no sábado, garantiu que mantém o dispositivo policial durante o dia de hoje para o caso de voltarem a tentar bloquear os acessos à cidade de Paris.

Leia Também: Manifestantes em Paris pedem fim das restrições e respeito pela liberdade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório