Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

OEA condena detenções políticas na Nicarágua

A Organização dos Estados Americanos (OEA) condenou as perseguições e detenções por razões políticas na Nicarágua, na sequência da morte na prisão do histórico guerrilheiro sandinista e atual opositor do regime Hugo Torres.

OEA condena detenções políticas na Nicarágua
Notícias ao Minuto

06:17 - 13/02/22 por Lusa

Mundo Nicarágua

O Secretariado Geral da OEA considerou "ser abominável" que presos com doenças terminais, como Torres, não recebam assistência médica necessária, numa "violação de direitos fundamentais", de acordo com uma declaração divulgada no sábado.

A OEA exigiu também "a libertação imediata" de todos os presos políticos, um passo fundamental para a redemocratização do país, dirigido pelo Presidente Daniel Ortega, que, em novembro, foi eleito para um quarto mandato consecutivo.

"A Nicarágua precisa de um caminho diferente da repressão, da perseguição e da violação sistemática dos direitos dos nicaraguenses", indicou, na mesma nota.

Detido em 13 de junho passado e acusado de crimes de traição, Torres, de 73 anos, morreu no sábado de doença, disse o Ministério Público (MP) da Nicarágua, sem qualquer pormenor.

"O Ministério Público da Nicarágua informa a população nicaraguense da morte de Jorge Hugo Torres Jiménez, devido a doença", disse o MP em comunicado, horas depois de a notícia ter sido divulgada pelos familiares.

O antigo guerrilheiro "apresentou uma deterioração no estado de saúde, foi transferido para um hospital da capital para ser tratado adequadamente, e esteve sempre acompanhado pelos filhos Hugo Marcel e María Alejandra, bem como pelo genro Alejandro Ernesto Martínez. No entanto, morreu devido às doenças que tinha", acrescentou.

O MP indicou que "ao tomar conhecimento da gravidade da doença, por razões humanitárias, solicitou à autoridade judicial a suspensão definitiva do início do julgamento oral e público, o que foi autorizado pelo tribunal".

Torres, considerado uma "preso político" do Governo Ortega, era conhecido na Nicarágua por participar numa operação em 1974 que tirou o atual Presidente nicaraguense da prisão, entre outros opositores da ditadura de Anastacio Somoza.

Leia Também: Antigo líder sandinista detido na Nicarágua morre aos 73 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório