Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

EUA vão enviar mais três mil soldados para a Polónia

A Rússia criticou a atitude de "histeria" do Ocidente, argumentado que "os anglo-saxónicos querem guerra a todo o custo".

EUA vão enviar mais três mil soldados para a Polónia

Os Estados Unidos estão a preparar o destacamento de mais três mil soldados para a Polónia. A notícia foi confirmada este sábado pelo ministro da Defesa polaco à Reuters, que confirma que isto é uma reação ao avolumar de tropas russas na Bielorrússia e no Mar Negro.

O novo envio de tropas surge depois de os americanos terem avisado os seus cidadãos para saírem da Ucrânia na iminência de uma invasão pela Rússia e considerarem uma retirada total da embaixada de Kiev.

No Twitter, Mariusz Blaszczak confirmou o envio de tropas americanas e o acordo com o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin.

"Estamos prontos a receber tropas em qualquer altura", disse.

Os soldados devem chegar à Polónia durante a próxima semana e juntam-se aos 8.500 militares americanos que já se encontram na Polónia e na Roménia.

Estes são números bastante mais pequenos comparados com a Rússia, que tem mais de 100 mil soldados preparados para invadir a fronteira ucraniana. No entanto, o reduzido destacamento pelos americanos tem sido visto como uma estratégia, uma forma de culpabilizar a Rússia caso as tensões se intensifiquem ainda mais.

A Reuters acrescenta que estas três mil tropas virão de divisões baseadas nos EUA, na Carolina do Norte, e não das que já se encontram na Europa.

Este sábado, a Rússia criticou a atitude de "histeria do Ocidente, argumentado que "os anglo-saxónicos querem guerra a todo o custo".

Leia Também: UE e EUA preparam pacote de sanções "sólido e abrangente" contra Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório