Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Ucrânia. Israel retira famílias de diplomatas e funcionários da embaixada

Israel anunciou hoje a retirada das famílias de diplomatas e funcionários da embaixada em Kiev, na Ucrânia, "devido à deterioração da situação" naquele território, num momento que aumentam os receios de uma invasão russa.

Ucrânia. Israel retira famílias de diplomatas e funcionários da embaixada
Notícias ao Minuto

22:40 - 11/02/22 por Lusa

Mundo Kiev

"Após a publicação da advertência de viagens para a Ucrânia, o Ministério dos Negócios Estrangeiros decidiu retirar as famílias dos diplomatas e funcionários israelitas da embaixada", afirmou o governo, citado em comunicado.

Anteriormente, Israel havia emitido um aviso sobre as viagens para a Ucrânia, recomendando que os cidadãos israelitas lá residentes "reconsiderem a estadia e, em qualquer caso, evitem aproximar-se dos pontos críticos".

Os Estados Unidos já tinham ordenado, no final de janeiro, a retirada das famílias dos funcionários da sua embaixada em Kiev e de pessoal não essencial, assegurando que tinham informação de uma ação militar russa contra a Ucrânia.

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, alertou hoje para o "risco real" de um "conflito armado" desencadeado pela Rússia.

Moscovo garante que não quer uma guerra e que não ameaça a Ucrânia, enquanto os Estados Unidos alertam que russos podem atacar "a qualquer momento".

Leia Também: UE recomenda ao seu pessoal não essencial em Kiev que deixe o país

Recomendados para si

;
Campo obrigatório