Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Três opositores do Presidente da Nicarágua condenados à prisão

Três opositores do Presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, foram recentemente condenados a 13 e oito anos de prisão por "atentarem contra a integridade" do país, indicou uma organização de defesa dos direitos humanos.

Três opositores do Presidente da Nicarágua condenados à prisão
Notícias ao Minuto

08:18 - 11/02/22 por Lusa

Mundo Nicarágua

O líder estudantil Lesther Aleman e o jornalista e antigo aspirante presidencial Miguel Mora foram condenados a 13 anos de prisão, e a antiga guerrilheira sandinista Dora Maria Tellez a oito anos, disse na quinta-feira a organização não-governamental Centro Nicaraguense para os Direitos Humanos (Cenidh).

Os julgamentos decorreram à porta fechada, no início deste mês, numa prisão de Manágua, El Chipote, onde se encontra a maioria dos 46 opositores detidos em 2021 antes das eleições presidenciais, ganhas por Ortega pela quarta vez consecutiva.

Pelo menos 15 opositores já dados como culpados de minar a segurança nacional ou de conspiração, mas nem todos foram sentenciados.

Lesther Aleman, de 24 anos, era um líder estudantil que tinha pedido publicamente a Ortega para se demitir durante o diálogo que a Igreja Católica promoveu entre o governo e os parceiros sociais envolvidos nos protestos antigovernamentais de 2018.

Miguel Mora, de 53 anos, dirigiu o canal privado 100% Noticias, muito ativo na denúncia da repressão dos protestos de 2018.

No ano passado, Mora anunciou a intenção de concorrer às presidenciais de 07 de novembro, como candidato do Partido da Restauração Democrática (PRD), um dos três principais grupos da oposição, mas o tribunal eleitoral excluiu a candidatura.

Dora Maria Tellez, de 66 anos, é uma antiga companheira de armas do atual presidente e dissidente do movimento sandinista. Esta historiadora é um dos fundadores do Movimento Sandinista de Renovação (centro-esquerda), que passou a designar-se União para a Renovação Democrática (Unamos).

Leia Também: Líder dissidente da Nicarágua pode ser condenada a 15 anos de prisão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório