Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Ex-PM John Major diz que Protocolo da Irlanda do Norte foi mal negociado

O antigo primeiro-ministro conservador britânico John Major qualificou hoje o protocolo da Irlanda do Norte do Acordo do 'Brexit' (processo da saída do Reino Unido da União Europeia) como "uma das piores negociações" da História recente.

Ex-PM John Major diz que Protocolo da Irlanda do Norte foi mal negociado
Notícias ao Minuto

15:37 - 10/02/22 por Lusa

Mundo Brexit

"O Protocolo da Irlanda do Norte foi provavelmente uma das piores negociações que vimos na História recente. Está a causar problemas enormes", afirmou, após uma palestra no centro de estudos Institute for Gouvernment. 

Questionado se o primeiro-ministro britânico, o também conservador Boris Johnson, mentiu deliberadamente sobre o impacto do acordo, disse não saber, mas afirmou que estava "certamente enganado". 

"Ajuda perceber os acordos antes de os assinar", ironizou.

O Protocolo é a parte do Acordo da saída do Reino Unido da União Europeia (UE) que se aplica à Irlanda do Norte e que deixa o território no mercado único europeu de forma a respeitar os acordos de paz de 1998, que têm como um dos princípios a fronteira aberta com a República da Irlanda.

Desde a entrada em vigor, em janeiro de 2021, que foram introduzidos novos controlos aduaneiros e exigida documentação adicional a mercadorias que chegam do Reino Unido para monitorizar a entrada de produtos para o mercado único europeu.

Esta solução cria, na prática, uma fronteira entre a província britânica e o resto do país, o que também provocou constrangimentos no movimento de produtos, sobretudo agroalimentares e medicamentos. 

O Reino Unido e a UE estão em negociações tensas há várias semanas para tentar resolver os diferendos, mas ainda não se entenderam sobre como fazê-lo. 

John Major recordou como se deslocou à província britânica juntamente com o igualmente antigo primeiro-ministro Tony Blair, ambos opositores ao 'Brexit', para avisar para as consequências do Protocolo, advertências que na altura foram repudiadas. 

A ministra dos Negócios Estrangeiros britânica, Liz Truss, vai receber na sexta-feira em Londres o vice-presidente da Comissão Europeia, Maros Sefcovic, para um novo ponto de situação após uma nova ronda de negociações sobre o Protocolo.

Na semana passada, o Partido Democrata Unionista (DUP) ameaçou bloquear a formação de um novo governo autónomo, cujo primeiro-ministro, Paul Givan, se demitiu no início do mês em curso em protesto contra o Protocolo, se continuarem os "problemas" causados pelo 'Brexit'.

Leia Também: 'Partygate'. John Major acusa Boris de violar a lei e gerar desconfiança

Recomendados para si

;
Campo obrigatório