Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Arménia diz ter desmantelado uma rede de espiões

A Arménia anunciou hoje a detenção de 19 pessoas, incluindo militares, acusadas de recolherem informações sobre as Forças Armadas por conta de um país estrangeiro, num contexto de tensões com o Azerbaijão após o mais recente conflito em 2020.

Arménia diz ter desmantelado uma rede de espiões
Notícias ao Minuto

14:55 - 10/02/22 por Lusa

Mundo Arménia

Através de um vídeo divulgado pelos serviços de informações arménios, um dos detidos afirmou espiar em benefício de Baku, a capital azeri, mas as autoridades arménias não precisaram qual o país acusado de estar envolvido nesta rede de espiões.

"Um serviço secreto estrangeiro montou uma rede que envolve cidadãos arménios que trabalham para as Forças Armadas", indicaram os serviços de informações arménios em comunicado.

Segundo Erevan, 19 pessoas foram detidas e acusadas de "alta traição", com "algumas a terem confessado".

"Acederam a documentos classificados e recolhiam informações sobre as infraestruturas militares arménias, armamento e pessoal", revelaram ainda os serviços secretos arménios.

A Arménia e o Azerbaijão envolveram-se no outono de 2020 num conflito de seis semanas pelo controlo do enclave do Nagorno-Karabakh, que provocou mais de 6.500 mortos e terminou com uma derrota militar de Erevan e um cessar-fogo patrocinado por Moscovo.

No entanto, têm prosseguido com regularidade confrontos esporádicos e mortíferos na fronteira entre os dois países do Cáucaso.

Leia Também: Líderes da Arménia e Azerbaijão em encontro virtual com Michel e Macron

Recomendados para si

;
Campo obrigatório