Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Turquia obriga agências noticiosas internacionais a obterem licenças

Nos últimos anos, a Turquia tem vindo a aumentar a supervisão sobre os meios de comunicação social.

Turquia obriga agências noticiosas internacionais a obterem licenças
Notícias ao Minuto

17:48 - 09/02/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Liberdade de imprensa

O Conselho Supremo de Rádio e Televisão da Turquia (RTÜK) deu 72 horas a três agências noticiosas internacionais para obterem uma licença de funcionamento, anunciou esta quarta-feira um dos membros que faz parte do regulador. Caso contrário, a Deutsche Welle, a Euronews e a Voice of America verão o acesso às suas plataformas bloqueado.

"Foi tomada a decisão, por maioria de votos, de conceder 72 horas aos sítios web de amerikaninsesi.com, dw.com/tr, e tr.euronews.com para obter licenças", adiantou Ilhan Tasci numa publicação feita na rede social Twitter, citada pela Reuters.

Ilhan Tasci, um dos nove membros constituintes do conselho superior da RTÜK, diz ter votado contra essa mesma proposta, que obriga os referidos meios de comunicação social a solicitarem licenças para as suas páginas online em língua turca. Na ótica do membro da referida estrutura, tratou-se de mais um ataque à liberdade de imprensa na Turquia.

"Depois dos meios de comunicação social nacionais, é a vez dos sites de notícias internacionais serem supervisionados e amordaçados. Com a abordagem da RTUK, 'há vídeos no site, tem de obter uma licença', não haverá mais noticiários sem supervisão", acrescentou ainda Ilhan Tasci.

Nos últimos anos, a Turquia tem vindo a aumentar a supervisão sobre os meios de comunicação social, estando à responsabilidade da RTÜK a supervisão sobre todo o conteúdo online divulgado no país, reporta a Reuters.

Leia Também: Turquia acusa Grécia de "práticas desumanas" para travar migrantes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório