Moçambique registou mais 52 casos de lepra em 2021 do que ano anterior

O número de casos de lepra registados oficialmente em Moçambique aumentou no último ano, totalizando 3.135, mais 52 casos do que em 2020, anunciaram hoje as autoridades de saúde.

Notícia

© Lusa

Paulo Machicane
09/02/2022 15:39 ‧ 09/02/2022 por Paulo Machicane

Mundo

Moçambique

A doença é considerada endémica em 66 dos 161 distritos do país, apesar de ter sido declarada erradicada em 2008, sendo que as províncias de Nampula e Cabo Delgado, no norte, e Zambézia, no centro, concentram 80% dos casos, anunciou a vice-ministra da Saúde, Lídia Cardoso, citada pelo jornal Notícias.

A governante assinalou que a atual incidência de lepra em Moçambique pode minar o compromisso do Governo de atingir a meta de "zero infeções, zero deformidades e zero discriminação", apontadas para 2030.

"O cumprimento da meta estabelecida para 2030 está assente em cinco pilares estratégicos, a saber: quimioterapia massiva, manejo de casos, controlo vetorial, disponibilidade de água, saneamento, higiene e educação e manejo de doenças transmitidas por animais", acrescentou.

Moçambique foi declarado livre da doença em 2008, altura em que registava uma taxa de menos de um caso por cada 10 mil habitantes - critério usado para que se declare a eliminação da lepra -, no entanto, foram assinalados posteriormente distritos onde a doença é endémica

A lepra é uma doença infecciosa transmitida por uma bactéria através da saliva e que afeta a pele e os nervos, levando à perda de sensibilidade e deformação de diferentes partes do corpo humano.

Leia Também: ONU favorável à substituição do termo lepra pelo sofrimento que causa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas