Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Empresa espanhola multada por explosão que matou 13 pessoas no Gana

Um camião carregado de explosivos para uma mina de ouro embateu contra uma mota e a explosão dizimou a aldeia em volta.

Empresa espanhola multada por explosão que matou 13 pessoas no Gana
Notícias ao Minuto

15:34 - 08/02/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Gana

A empresa espanhola Maxam foi multada esta terça-feira em seis milhões de dólares (cerca de 5,3 milhões de euros), na sequência de uma explosão envolvendo um camião da empresa que matou 13 pessoas no Gana, no dia 20 de janeiro.

Segundo a Reuters, o governo ganense anunciou que a empresa terá de pagar um milhão de dólares por não cumprir com leis de armazenamento e transporte de mercadorias, mais cinco milhões de euros em indemnizações.

No mês passado, um camião carregando explosivos da Maxam - um dos mais produtores de explosivos no mundo - para utilização numa mina de ouro, canadiana, colidiu com uma mota e explodiu. O impacto fez 13 vítimas mortais, quase 200 feridos e destruiu a aldeia à volta da estrada.

A Maxam negou quaisquer responsabilidades, acusando antes a empresa local subcontratada para o transporte dos explosivos.

Apesar de alegar que nenhuma das infrações regulamentares foi a causa da explosão, a empresa sediada em Madrid disse num comunicado que irá pagar para continuar a operar no local.

A explosão deixou um rasto de destruição, mas poderia ter sido muito mais mortífero. Testemunhas no local contaram à Reuters que o camião esteve em chamas durante 45 minutos e teve escolta policial, o que permitiu que a polícia e o condutor conseguissem afastar a maioria das pessoas.

Leia Também: Pelo menos 17 mortos e 59 feridos em explosão no Gana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório