Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Reservas de água em Espanha caem para 45% da sua capacidade total

As reservas de água nos reservatórios hidrográficos de Espanha caíram esta semana para 45% da sua capacidade total, ficando a um nível de 73% da média verificada nos últimos 10 anos na mesma semana.

Reservas de água em Espanha caem para 45% da sua capacidade total
Notícias ao Minuto

14:29 - 08/02/22 por Lusa

Mundo Água

De acordo com os dados divulgados hoje pelo Ministério da Transição Ecológica espanhol, de todas as bacias hidrográfica, a situação mais preocupante está nas do Guadiana (30%), Guadalete-Barbate (30% da capacidade total) e Guadalquivir (28%).

As bacias com maior quantidade de água armazenada são as do País Basco (95%), as do Cantábrico Oriental (86%) e as de Tinto, Odiel e Piedras (74%).

A situação das reservas nas bacias hidrográficas contíguas a Portugal, em rios que na maior parte dos casos desaguam neste país, variam desde 53% na do Minho-Sil, 49% na do Douro, 46% na do Tejo até 30% na do Guadiana.

Esta situação nos reservatórios soma-se à falta de chuva, que nos primeiros quatro meses deste ano hidrológico -- de outubro de 2021 a setembro de 2022 - resultou num défice de 35%.

Segundo a Agência estatal de Meteorologia espanhola (Aemet), os modelos de previsão sugerem que nos próximos meses há 50% de probabilidade de a precipitação estar abaixo da média e apenas 20 por cento de estar acima da média, num período do ano em que é geralmente registada a precipitação mais intensa.

Leia Também: Seca: Municípios do Baixo Alentejo apresentam pacote de medidas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório