Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Jordânia transforma terrenos urbanos em campos de trigo

O objetivo do país é alcançar independência alimentar.

Jordânia transforma terrenos urbanos em campos de trigo
Notícias ao Minuto

21:08 - 07/02/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Jordânia

A Jordânia está a apostar na soberania alimentar do país transformando terrenos urbanos que não estão a ser utilizados em áreas de plantação de trigo.

A iniciativa agrícola, de nome Al-Barakeh Wheat, que significa ‘bênção’, teve início em 2019 e tem o intuito de promover a independência alimentar com a colaboração dos cidadãos. Este ano, um grupo de jordanos reuniu-se para colher trigo num campo à volta do centro comercial na capital, City Mall. Já no verão de 2020 houve uma colheita coletiva semelhante na zona oeste de Amã.

“A nossa primeira colheita foi na primavera de 2020, no início da pandemia de coronavírus”, disse Rabee Zureikat, um dos membros fundadores do projeto, que explicou que, nessa altura, a Jordânia tinha um dos confinamentos mais rígidos do mundo. Com a proibição total de circulação, os alimentos foram distribuídos de autocarro e camiões do governo.

“As pessoas ficavam de pé em filas longas à espera que o pão fosse distribuído”, recordou, acrescentando que assim que colheram o próprio trigo começaram a fazer o próprio pão em casa. “Sentimos o quão poderoso é podermos confiar em nós mesmos, foi uma sensação incrível.”

Depois do sucesso do cultivo de uma tonelada e meia de trigo, o projeto focou-se em encontrar terrenos vazios em Amã e mobilizar mais pessoas para se juntarem à restauração de campos de trigo em todo o país. Para além disto, incentivou também os jordanos a cultivar os seus próprios alimentos.

De referir que desde a primeira colheita em 2020, centenas de pessoas juntaram-se à agricultura coletiva durante temporadas inteiras e muitos tornaram-se autossuficientes.

Leia Também: Seca. Vila Nova de Gaia diminui rega dos jardins para poupar água

Recomendados para si

;
Campo obrigatório