Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Hillary Clinton quer abandonar política

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, diz "não estar disponível para ficar mais tempo" em funções políticas, embora circulem rumores em Washington acerca de uma possível candidatura da democrata às presidenciais de 2016.

Hillary Clinton quer abandonar política
Notícias ao Minuto

00:25 - 08/11/12 por Notícias ao Minuto

Mundo Estados Unidos

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, deixará o cargo depois de garantir a transição com o sucessor, após a tomada de posse do presidente Barack Obama, a 20 de Janeiro, confirmou na quarta-feira o Departamento de Estado.

"Não creio que os projectos da secretária de Estado tenham mudado. Ouviram-na várias vezes manifestar a intenção de ter um período de transição com o seu sucessor e depois regressar à vida civil para repousar, aproveitar para reflectir e escrever", indicou a porta-voz da diplomacia norte-americana, Victoria Nuland, citada pela agência Lusa.

Hillary Clinton tinha afirmado há 10 dias, em declarações ao Washington Post, que não estava “disponível para ficar mais tempo", tendo acrescentado, no entanto, que iria aguardar a designação do seu sucessor.

Saliente-se que em Washington circulam rumores sobre uma possível candidatura presidencial de Clinton em 2016, mas a secretária de Estado assegura que quer deixar a política após quatro anos de deslocações a mais de 110 países, um recorde para um secretário de Estado.

O antigo candidato democrata às presidenciais de 2004, John Kerry, e a embaixadora norte-americana na ONU, Susan Rice, têm sido apontados como possíveis sucessores de Hillary Clinton.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório