Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Boris sofre nova baixa. Já cinco membros da equipa apresentaram demissão

Em causa estão as ‘festas’ em Downing Street que, alegadamente, violaram as restrições impostas para conter a pandemia.

Boris sofre nova baixa. Já cinco membros da equipa apresentaram demissão
Notícias ao Minuto

09:39 - 04/02/22 por Daniela Filipe

Mundo Reino Unido

Depois de quatro altos funcionários do governo do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, terem renunciado aos cargos, esta quinta-feira, um quinto apresentou hoje a sua demissão, devido ao caso ‘Partygate’. É a mais recente em apenas 24 horas.

Em causa estão as ‘festas’ em Downing Street que, alegadamente, violaram as restrições impostas para conter a pandemia.

A conselheira Elena Narozanski é a mais recente ‘baixa’ da equipa de Boris Johnson, segundo reporta o blog Conservative Home.

Recorde-se que, ontem, o diretor de comunicação do governo, Jack Doyle, e a conselheira, Munira Mirza, pediram a demissão, aos quais se seguiram o chefe de gabinete, Dan Rosenfield, e o secretário particular do Primeiro-ministro, Martin Reynolds.

Antes desta nova demissão ter sido revelada, o ministro com a pasta do Crescimento Limpo, Energia e Alterações Climáticas, Greg Hands, disse à Sky News que as renúncias eram uma evidência de que o primeiro-ministro estava “a retomar a sua missão”.

“O primeiro-ministro foi absolutamente claro na segunda-feira de que haveria mudanças no topo do n.º 10 [de Downing Street], e foi isso que fez”, reiterou.

Depois da divulgação do relatório de Sue Gray, na segunda-feira, Boris Johnson prometeu diante da Câmara dos Comuns do Parlamento do Reino Unido que iria ‘agitar’ as operações em Downing Street.

Recorde-se que a versão curta do documento, uma peça importante para o futuro de Boris Johnson à frente do Reino Unido, descreve um cenário de alcoolismo e falta de profissionalismo na residência oficial do primeiro-ministro, concluindo que as festas são "difíceis de justificar", e "há muito para aprender".

Leia Também: Há mais dois elementos da equipa de Boris Johnson a apresentar demissão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório