A explosão do tempo gelado, que começou a chegar na terça-feira à noite, colocou uma longa faixa de estados, desde o Novo México e Colorado até ao Maine, sob avisos de tempestade de inverno e relógios. Quarta-feira de manhã, Oklahoma, Kansas, Missouri, Illinois, Indiana e Michigan registaram chuva gelada, chuva torrencial e neve.
Ao meio-dia, alguns locais já tinham relatado um total de neve superior ou próximo de um pé, incluindo a cidade central de Lewistown, Illinois, com 14,4 polegadas (36,6 centímetros) e a cidade nordeste do Missouri, Hannibal, com 11,5 polegadas (29,2 centímetros).
"E ainda neva nestas áreas", disse Andrew Orrison, um meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional em College Park, Maryland.
O centro de Illinois e o norte de Indiana estavam a receber a maior queda de neve, com totais esperados de entre 12 e 18 polegadas (30 a 45 centímetros) até ao final da quinta-feira, disse Andrew Orrison, um meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional em College Park, Maryland.
A neve começou a afunilar no Missouri, ao início da tarde, mas grande parte do estado pode acabar com 20 a 30 centímetros de neve. É provável que partes do Michigan também recebam neve, enquanto em Chicago muitos aproveitaram para usufruir da queda da neve.
Foi o que fizeram Elisha Waldman e os seus filhos, que aproveitaram a oportunidade de atingir uma colina de trenó hoje de manhã, mesmo quando a neve continuava a cair.
"Frio, molhado e maravilhoso; e ficar frio e molhado faz parte da diversão com os rapazes. Podemos entrar e comer cacau quente e aquecer", disse Waldman.
Nos subúrbios ocidentais de Detroit, Tony Haley também encontrou uma vantagem para o clima. Ele é proprietário de uma empresa de paisagismo e irrigação que oferece serviços de remoção de neve e salga, mas as primeiras semanas de inverno ofereceram poucas oportunidades de negócio.
"Esta [neve] aqui vai dar-nos dois, três dias de trabalho", disse Haley, depois de limpar a neve de várias empresas em Cantão.
Mas para aqueles que se encontram nas estradas, a pesada neve criou condições perigosas.
"Estamos a receber muita neve aqui no noroeste de Indiana e é a neve molhada e viscosa que causa, no mínimo, condições de condução traiçoeiras", disse Glen Fifield, da Polícia Estadual de Indiana, à WFLD-TV.
No centro do Missouri, as autoridades encerraram parte da Interstate 70 ao meio-dia, após um acidente que tornou a estrada intransitável.
Espera-se que as áreas a sul da pesada neve vejam chuva gelada, com o gelo mais pesado previsto ao longo da zona baixa do vale do Ohio desde Louisville, Kentucky, até Memphis, Tennessee.
"Se tudo se mantiver onde está neste momento, este é o verdadeiro negócio", disse Andy Beshear, do governo do Kentucky, que ordenou o encerramento dos escritórios do governo estadual na quinta-feira. "É perigoso". As pessoas precisam de estar preparadas".
A tempestade perturbadora atravessou o centro dos Estados Unidos no Dia da Marmota, no mesmo dia que a famosa marmota Punxsutawney Phil previu mais seis semanas de Inverno. A tempestade chegou no fim de semana passado, em direção a uma nor'easter que trouxe condições de nevasca a muitas partes da Costa Leste.
O total de quedas de neve atingiu 22 polegadas (56 centímetros) em Colorado Springs e até 10 polegadas (25 centímetros) na área de Denver, o que levou as universidades, gabinetes governamentais estatais e a Legislatura a encerrarem.
As companhias aéreas cancelaram quase 5.000 voos nos Estados Unidos, programados para hoje ou quinta-feira, mostrou o serviço de rastreio de voo FlightAware.com.
Os aeroportos de St. Louis, Chicago, Kansas City e Detroit cancelaram mais voos do que o habitual e mais de 130 voos foram cancelados no Aeroporto Internacional de Denver.
Num esforço para se manter à frente do tempo, a Southwest Airlines anunciou na terça-feira que iria suspender todas as suas operações de voo na quarta-feira no Aeroporto Internacional de St. Louis Lambert e na quinta-feira no seu hub de Dallas Love Field.
Leia Também: Cai (muita) neve em Nova Iorque. Veja as imagens