Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Coreia do Norte acusa EUA de agravar tensões na península coreana

A Coreia do Norte instou hoje os Estados Unidos a "abandonar a política hostil" contra Pyongyang, acusando Washington de responsabilidade na escalada da tensão na península coreana, indica um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Coreia do Norte acusa EUA de agravar tensões na península coreana
Notícias ao Minuto

12:53 - 02/02/22 por Lusa

Mundo Coreia do Norte

O comunicado acusa os Estados Unidos de "ter falhado" e de ter provocado uma "espiral de tensão agravada", considerando que os exercícios militares realizados pelos Estados Unidos na península coreana "são uma grave ameaça" para a segurança nacional da Coreia do Norte.

"Os Estados Unidos deviam parar com as ameaças militares contra o nosso país e retirar, em primeiro lugar, a política hostil antes de publicitarem a chamada 'solução diplomática' e o 'diálogo'", assinala a nota. 

O comunicado do regime liderado por Kim Jong-un surge no mesmo dia em que o chefe da diplomacia do Japão e o homólogo norte-americano mantiveram um contacto telefónico e confirmaram a cooperação em matéria de defesa face aos recentes testes de mísseis da Coreia do Norte.

O ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Yoshimada Hayashi, e o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, referiram que as atividades bélicas da Coreia do Norte "ameaçam a paz e a estabilidade do Japão, da região e da 'comunidade internacional'", segundo informou hoje a diplomacia de Tóquio.

Hayashi e Blinken demonstraram preocupação face ao último ensaio da Coreia do Norte que disparou um projétil de alcance intermédio (Hwasong-12).

Tratou-se do lançamento de maior projeção registado nos últimos quatro anos pela Coreia do Norte e foi disparado para um objetivo no Mar do Japão, tendo sido o sétimo ensaio de Pyangyang no último mês.

Leia Também: Coreia do Norte confirma lançamento-teste de míssil balístico

Recomendados para si

;
Campo obrigatório