Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

"Morrerei livre”. Recusa transplante por não querer vacina da Covid-19

Hospital exige que todos os utentes sujeitos a um transplante estejam vacinados contra o vírus SARS-CoV-2.

"Morrerei livre”. Recusa transplante por não querer vacina da Covid-19
Notícias ao Minuto

15:59 - 31/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Estados Unidos da América

Chad Carswell, um homem de 38 anos, residente no estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos da América, sofre de uma doença renal grave e, com o agravar da situação, em julho de 2020 começou a fazer diálise. Cerca de 100 pessoas voluntariam-se para o ajudar, mas Carswell recusou receber um transplante renal após ter conhecimento que o hospital exige que os receptores de órgãos estejam vacinados contra o vírus SARS-CoV-2.

“Não há nenhuma situação neste mundo que me faça tomar uma vacina”, contou ao jornal The Washington Post. “Se eu estiver no meu leito da morte e me disserem: ‘Tens um rim à tua espera se tomares esta vacina’”, dir-lhes-ei: ‘Vejo-vos do outro lado’”, acrescentou.

Ao jornal, Carswell revelou que após ser diagnosticado com diabetes Tipo 2, desenvolveu várias infeções e complicações que levaram à amputação das duas pernas. Além disso, esteve infetado com o vírus SARS-CoV-2 duas vezes - em novembro de 2020 e setembro de 2021.

Apesar de “não acreditar em teorias da conspiração” sobre as vacinas contra a Covid-19, o homem diz-se “cético” em relação à forma como foram desenvolvidas.

“Trata-se de defender os nossos direitos e entender que temos uma escolha. Nasci livre. Morrerei livre”, afirmou.

Em comunicado, porta-voz do Atrium Health Wake Forest Baptist, onde se realizaria o transplante, defendeu que o hospital “segue o padrão atual de atendimento nos Estados Unidos, que é vacinar todos os pacientes em lista de espera ou que estão a ser avaliados para um transplante”. “Entendemos que alguns pacientes podem não querer ser vacinados. Nesse caso, os pacientes podem optar por serem avaliados em outro centro de transplante”, frisou.

Leia Também: Menino de 7 anos morre após ser atropelado por escavadora

Recomendados para si

;
Campo obrigatório