Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Amanhã, Áustria torna-se o primeiro país europeu com vacina obrigatória

Esta lei de obrigatoriedade total de vacinas é a primeira deste tipo a ser aprovada na Europa.

Amanhã, Áustria torna-se o primeiro país europeu com vacina obrigatória
Notícias ao Minuto

15:59 - 31/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

A partir do dia de amanhã, as vacinas passam a ser obrigatórias para toda a população da Áustria. Esta lei de obrigatoriedade total de vacinas é a primeira deste tipo a ser aprovada na Europa.

A acrescentar a esta medida, o país vai ainda aliviar algumas das restrições já a partir do dia 5 de fevereiro. Neste dia, os restaurantes passam a poder estar abertos até às 22h00, os eventos passam a poder ter o dobro da lotação e as pessoas não vacinadas podem entrar em estabelecimentos comerciais, exceto os de restauração.

Os espaços de divertimento noturno na Áustria passam a fechar às 00h00 e duas semanas depois passará a ser permitida a entrada de pessoas não vacinadas, se apresentarem teste negativo.

Segundo estas novas medidas, as pessoas que não estão vacinadas na Áustria neste momento e que foram notificadas por escrito que o deviam fazer terão de pagar uma multa de cerca de 600 euros, caso sejam intimados pela polícia sobre disporem de um certificado de vacinação.

Apesar de oficialmente a lei da obrigatoriedade das vacinas entrar em vigor amanhã, a fiscalização será apenas iniciada a partir de meio do mês de março.

Existem algumas exceções à regra, como é o caso de mulheres grávidas ou pessoas com uma justificação médica para não estar vacinado. No entanto, a partir de amanhã, a Áustria passa a ser o único país da Europa onde a vacina é totalmente obrigatória.

Leia Também: Áustria anuncia alívio nas medidas de contenção

Recomendados para si

;
Campo obrigatório