Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Duas enfermeiras ganharam 1,3 milhões com certificados falsos nos EUA

Duas enfermeiras de Long Island, EUA, foram acusadas de falsificar certificados de vacinação de covid-19 e ganhar mais de 1,5 milhões de dólares (1,3 milhões de euros) com o esquema, disseram hoje as autoridades.

Duas enfermeiras ganharam 1,3 milhões com certificados falsos nos EUA
Notícias ao Minuto

19:30 - 29/01/22 por Lusa

Mundo Covid-19

Julie DeVuono, proprietária da Wild Child Pediatric Healthcare em Amityville, e a sua funcionária, Marissa Urraro, estão acusadas de falsificação, e DeVuono é também acusada de oferecer um instrumento falso para arquivamento. Ambas foram indiciadas na sexta-feira.

A agência AP pediu hoje uma reação aos advogados das acusadas.

O promotor distrital do condado de Suffolk, Raymond Tierney, afirmou que DeVuono e Urraro distribuíram certificados de vacinação falsos, cobrando 220 dólares (cerca de 197 euros, à taxa de câmbio atual) para adultos e 85 dólares (76 euros) para crianças.

DeVuono e Urraro, enfermeiras, inseriram informações falsas no banco de dados de imunização do Estado, adiantou.

Os promotores referem que as enfermeiras forjaram um certificado mostrando uma vacina que foi dada a um detetive disfarçado, sem ter administrado a mesma.

Os polícias revistaram a casa de DeVuono e apreenderam cerca de 900 mil dólares (807 mil euros) em dinheiro e documentos a mostrar lucros de mais de 1,5 milhões de dólares com o esquema, que começou em novembro passado.

"Espero que isto envie uma mensagem para outros que estão a pensar" em fazer o mesmo "de que serão apanhados e que aplicaremos a lei na extensão máxima", disse Tierney.

"Como enfermeiras, estes dois indivíduos devem entender a importância de certificados de vacinação legítimos, pois todos trabalhamos juntos para proteger a saúde pública", acrescentou, por sua vez, o comissário da polícia do condado de Suffolk, Rodney Harrison.

A covid-19 provocou mais de 5,63 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Leia Também: AO MINUTO: Trudeau retirado devido a protestos; Mais de 75 mil reforços

Recomendados para si

;
Campo obrigatório