Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Oitenta e seis migrantes resgatados ao largo das Ilhas Canárias

Pelo menos 86 migrantes, incluindo 16 mulheres e um menor, foram resgatados de dois barcos pelo Salvamento Marítimo espanhol ao sul da ilha Grande Canária, disseram hoje as autoridades espanholas.

Oitenta e seis migrantes resgatados ao largo das Ilhas Canárias
Notícias ao Minuto

11:16 - 29/01/22 por Lusa

Mundo Migrações

Os navios Guardamar Concepción Arenal e o Salvamar Macondo, que realizaram esses resgates, indicaram que os migrantes estão aparentemente bem de saúde e estão a ser levados para o porto de Arguineguín, na ilha espanhola Grande Canária.

O primeiro resgate foi realizado pelo Guardamar Concepción Arenal durante a madrugada de hoje, depois de a helicóptero Helimer 201 localizar o barco pneumático com 48 africanos subsaarianos a bordo, nomeadamente 36 homens, 11 mulheres e um menor.

Esta operação teve início na sexta-feira, após a Guarda Civil espanhola avisar às autoridades do Salvamento Marítimo que uma pequena embarcação tinha deixado a região de Cabo Bojador, no Saara Ocidental.

A segunda operação foi realizada horas depois, após um telefonema aos serviços de resgate a alertar que havia um pequeno barco ao sul da ilha Grande Canária.

O navio Salvamar Macondo foi mobilizado e confirmou tratar-se de um pequeno barco, do qual resgatou 38 imigrantes, 33 homens e cinco mulheres, indicaram as fontes, que ainda não sabem se são subsaarianos ou magrebinos.

O Salvamar Macondo está a transportar os migrantes a bordo e o barco a reboque para o porto de Arguineguín, acrescentaram as fontes.

Leia Também: Migrações. Fogo em abrigo mata três crianças nigerianas em Marrocos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório