Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Ottawa recebe 'comboio da liberdade' em protesto contra vacinação

Os primeiros manifestantes do 'comboio da liberdade', que começou como um protesto de camionistas à vacinação obrigatória contra a covid-19, chegaram esta sexta-feira à capital do Canadá, juntamente com opositores às medidas de combate à pandemia em geral.

Notícias ao Minuto

00:35 - 29/01/22 por Lusa

Mundo Covid-19

O principal grupo de manifestantes, composto por várias centenas de camiões e outros veículos, deixou a cidade de Kingston de manhã e alguns já começaram a chegar a Ottawa, pouco antes das 13:00 locais (18:00 em Lisboa).

Outros grupos, que se dirigem desde o leste do país, vão juntar-se a esta coluna de camiões na capital do

Leia Também: Centenas de camionistas cruzam o Canadá contra vacinação obrigatória

.

Este protesto começou promovido por camionistas, após a decisão do governo canadiano em exigir a vacinação contra a covid-19 a estes profissionais que atravessam a fronteira com os Estados Unidos.

No entanto, nos últimos dias, outros grupos aderiram à manifestação, como canadianos que se opõem à vacinação em geral ou às restrições impostas para conter a pandemia de covid-19.

As autoridades canadianas já colocaram barreiras em frente ao parlamento, de forma a controlar os milhares de pessoas esperadas naquele local, onde vai terminar a manifestação que percorreu o país.

O chefe da polícia de Ottawa, Peter Sloly, alertou que as forças de segurança estão prontas para qualquer contingência e que não vão tolerar atos de violência.

"Estamos preparados para investigar, deter se necessário, acusar e processar qualquer pessoa que atue com violência ou infrinja a lei durante as manifestações", atirou, em conferência de imprensa, citado pela agência EFE.

Peter Sloly revelou ainda que a polícia está a trabalhar em conjunto com os serviços de inteligência canadianos para identificar extremistas que estejam inseridos no 'Comboio da Liberdade' e que têm publicado 'online' declarações ameaçadoras.

O responsável pela segurança do parlamento alertou na quinta-feira os deputados que alguns manifestantes podem tentar invadir os seus gabinetes e até as suas casas, recomendando que estes encontrem "um lugar seguro" nos próximos dias.

A coluna principal é composta por cerca de 120 camiões e mais de 400 carros, referiram as autoridades

Alguns membros do Partido Conservador do Canadá também manifestaram apoio a este protesto e descreveram o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, como uma ameaça à liberdade.

Canadá e Estados Unidos anunciaram há duas semanas que os camionistas que cruzam regularmente a fronteira para o transporte de mercadorias entre os dois países terão que estar vacinados.

Até agora, estes profissionais estavam isentos da exigência de quarentena na chegada a cada um dos países.

Estes camionistas manifestantes tiveram um apoio inesperado na quinta-feira, do empresário norte-americano Elon Musk, através da rede social Twitter.

O CEO da Tesla já tinha no passado apelidado como "facistas" as medidas dos Estados Unidos contra a covid-19.

A covid-19 provocou mais de 5,63 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A nova variante Ómicron, classificada como preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral e, desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta em novembro, tornou-se dominante em vários países, incluindo em Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório