Meteorologia

  • 18 MAIO 2022
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 25º

Lituânia e Alemanha debatem aumento da presença alemã no Báltico

A Alemanha tem tomado uma posição defensiva e evitado colocar mais tropas na Ucrânia, sob receio de provocar ainda mais a Rússia.

Lituânia e Alemanha debatem aumento da presença alemã no Báltico
Notícias ao Minuto

16:04 - 28/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

A Lituânia e a Alemanha estão a negociar um aumento da presença militar alemã no país do Báltico, como resposta à crescente ameaça russa na região.

Segundo a Reuters, o presidente da Lituânia, Gitanas Nauseda, disse esta sexta-feira que os dois governos estão "a conversar sobre as possibilidades de aumentar a presença de tropas alemãs e forças especiais, pois temos de fortalecer o flanco leste da NATO dados os eventos mais recentes".

A Alemanha tem tomado uma posição defensiva e evitado colocar mais tropas na Ucrânia, sob receio de provocar ainda mais a Rússia. Mas a Rússia já destacou mais de 100 mil soldados para a fronteira com a Ucrânia e o país exigiu aos alemães um apoio mais consolidado.

Na Lituânia, a Alemanha tem mais de mil soldados, no âmbito da Presença Avançada Especial da NATO, uma série de missões no Báltico e na Polónia criadas depois da anexação russa da Crimeia.

Apesar da abertura da Lituânia, o ministério da Defesa da Alemanha voltou a não comprometer-se com o envolvimento de mais tropas germânicas. Em Berlim, o porta-voz do ministério disse que "apesar de existir uma rotação de contingentes iminente, isto não levará a um aumento".

"Não está planeado enviar mais tropas para o grupo. Não sei de nada que indique o contrário", disse o ministério, segundo a Reuters.

Já o ministro da Defesa da Lituânia insistiu que há mais soldados a caminho, reafirmando que "quanto mais agressivo for o comportamento da Rússia, mais aliados ficarão na Lituânia".

Leia Também: Ucrânia. Sem segurança no país, não a haverá na Hungria e na Europa

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório