Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Covid-19: Reino Unido começa a administrar Paxlovid em fevereiro

Trata-se, assim, do segundo antiviral a ser lançado na Grã-Bretanha, seguindo-se ao molnupiravir.

Covid-19: Reino Unido começa a administrar Paxlovid em fevereiro
Notícias ao Minuto

15:57 - 28/01/22 por Ema Gil Pires

Mundo Coronavírus

O Reino Unido vai começar a administrar o comprimido desenvolvido pela Pfizer para combater as infeções provocadas pelo novo coronavírus já no próximo mês, adiantou o Ministério da Saúde do país esta sexta-feira. O medicamento será distribuído a pacientes com situações de saúde mais vulneráveis.

De acordo com a informação avançada pelo Ministério da Saúde britânico, o Paxlovid vai começar a ser disponibilizado a milhares de pessoas já a partir de 10 de fevereiro. Isto porque o governo apresenta já capacidade para o fazer, visto ter já encomendado doses suficientes para cumprir o tratamento de 2,75 milhões de britânicos com o medicamento.

"É uma notícia fantástica que este novo tratamento, o mais recente medicamento de ponta que o Serviço Nacional de Saúde está a lançar através das novas unidades de entrega de medicamentos contra a Covid-19, estará agora disponível para ajudar aqueles que correm maior risco", afirmou o diretor médico do Serviço Nacional de Saúde, Stephen Powis, citado pela Reuters.

O governo britânico adiantou ainda que, em breve, irá oferecer mais pormenores no que toca às condições de acesso ao tratamento. Mas avançou já que os indivíduos imunocomprometidos, com cancro ou com Síndrome de Down deverão ter acesso direto ao mesmo.

Este trata-se, assim, do segundo antiviral a ser lançado na Grã-Bretanha depois do molnupiravir, um comprimido desenvolvido pela Merck em parceria com a Ridgeback Biotherapeutics, que está já a ser distribuído a alguns pacientes por via de um ensaio clínico. 

Leia Também: EMA aprova primeiro comprimido contra a Covid-19

Recomendados para si

;
Campo obrigatório