Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Índia assina acordo de venda de mísseis anti-navio com Filipinas

A Índia assinou hoje com as Filipinas um acordo de venda a Manila de mísseis de cruzeiro anti-navio, que ascenderá a 375 milhões de dólares (336,2 milhões de euros), indicou o Ministério da Defesa indiano.

Índia assina acordo de venda de mísseis anti-navio com Filipinas
Notícias ao Minuto

14:27 - 28/01/22 por Lusa

Mundo Diplomacia

"A BrahMos Aerospace Private Limited (BAPL) assinou um contrato com o Departamento de Defesa Nacional da República das Filipinas [...] para fornecer um sistema de mísseis anti-navio baseado em terra", referiu o ministério num comunicado.

A empresa BrahMos Aerospace, com sede em Nova Deli, é fruto de uma aliança entre a Índia e a Rússia, e o contrato hoje assinado ocorre numa altura em que prosseguem as disputas marítimas entre Manila e Pequim.

Embora o ministério indiano não tenha revelado o valor do sistema de mísseis BrahMos, as Filipinas assinaram um aviso de pré-compra em 31 de dezembro, orçamentando um montante de 375 milhões de dólares.

A BrahMos é uma 'joint venture', criada em 1998, entre a Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa da Índia (DRDO), estatal, e a NPO Mashinostroenia, da Rússia.

O Ministério da Defesa indiano considerou a venda como um "passo importante" para a Índia, um dos maiores importadores mundiais de armas e equipamentos de combate, e que procura estabelecer-se como produtor e exportador de armas.

Em declarações à agência noticiosa espanhola EFE, Sameer Patil, analista da Observer Research Foundation (ORF), declarou tratar-se de um "impulso importante" para o setor de defesa indiano e que pode atrair novos clientes.

"Este é o primeiro acordo de exportação da Índia de um produto de defesa fabricado localmente. A Índia tem vindo a tentar expandir a sua capacidade doméstica e para exportações", disse Patil.

O analista também destacou a importância da venda de mísseis para as Filipinas, país que mantém uma disputa com Pequim em relação a ilhéus no Mar do Sul da China.

Em 2020, a Índia vivenciou o pior aumento de tensão com a China em 45 anos, após uma série de confrontos nos Himalaias na zona da que é conhecida como Linha de Controle Real (LAC), que separa os dois países em áreas onde têm reivindicações territoriais.

"É bom para a Índia fortalecer um dos adversários da China. A Índia espera que quanto mais a China tiver de lidar com os seus vizinhos no Mar do Sul da China, mais a atenção será desviada da LAC", concluiu Patil.

Leia Também: Índia investiga imigração ilegal após tragédia na fronteira do Canadá

Recomendados para si

;
Campo obrigatório