Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Alemanha. Prisão preventiva para padre acusado de abuso sexual de menores

Tribunal considerou existir "risco de reincidência". Uma das vítimas começou a ser abusada em 2019.

Alemanha. Prisão preventiva para padre acusado de abuso sexual de menores
Notícias ao Minuto

13:00 - 28/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Igreja Católica

Um padre da Igreja Católica ficará em prisão preventiva enquanto aguarda um julgamento por abuso sexual de menores, decretou na quinta-feira o tribunal do distrito de Colónia, na Alemanha. Em causa está o “risco de reincidência”.

"Devido ao grande número de possíveis ataques, alguns dos quais podem ter ocorrido num passado recente, o tribunal determinou que havia o risco de reincidência", informou o tribunal, citado pela agência de notícias Reuters. O arguido foi levado para um centro de detenção logo após a audiência.

O julgamento do padre, identificado como Hans Ue., começou em novembro de 2021 e vários depoimentos já indicaram a possibilidade de existirem mais vítimas, entre as quais uma jovem que revelou ter começado a ser abusada em 2019.

A decisão do tribunal surge no mesmo dia em que o cardeal Reinhard Marx, arcebispo de Munique e Freising, prometeu “aprender” com um relatório que dava conta de centenas de abusos sexuais nos últimos 75 anos na sua arquidiocese. 

"Havia um lado sombrio [da Igreja] que veio à luz nos últimos anos. Esse lado sombrio é considerado num olhar honesto e realista da Igreja de hoje", disse o cardeal em conferência de imprensa, destacando que “para muitas pessoas a Igreja era um lugar de tristeza, um lugar de medo”.

Leia Também: Recebida queixa de abuso ocorrido há mais de 30 anos por padre no ativo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório