Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Um morto e 24 feridos em ataques contra as forças militares na Colômbia

Pelo menos uma pessoa morreu e outras 24 ficaram feridas em ataques perpetrados contra as forças militares e policiais em várias regiões da Colômbia, durante os últimos dois dias, informaram as autoridades.

Um morto e 24 feridos em ataques contra as forças militares na Colômbia
Notícias ao Minuto

06:22 - 28/01/22 por Lusa

Mundo Colômbia

O maior ataque ocorreu na manhã de hoje contra a base militar 27, do Batalhão de Infantaria n.º 14 Capitão Antonio Ricuarte, que está localizada no município de Aguachica, no departamento Cesar (norte), detalhou numa nota o Exército.

Naquela base, foram ouvidas quatro detonações, aparentemente de ataques de granadas, que deixaram dois soldados com ferimentos graves que foram transferidos para o Hospital Aguachica e outros 18 com ferimentos leves, que foram atendidos dentro da mesma unidade militar.

Por outro lado, o Comando da 10.ª Brigada do Exército indicou que a base militar de Chiriguaná, também em Cesar, foi atacada foi artefactos explosivos, onde morreu o soldado Faider Martínez Gómez.

Também um polícia ficou ferido com estilhaços e foi levado para uma unidade médica em Chiriguaná, para ser atendido.

Os guerrilheiros do Exército de Libertação Nacional da Colômbia (ELN) assumiram hoje a autoria dos ataques e afirmaram que vão continuar "a combater a militarização de Catatumbo e das bases militares inimigas que abrigam tropas gringas [militares norte-americanos] para reprimir a população fronteiriça".

Em comunicado divulgado pelos seus canais oficiais, a Frente de Guerra Nordeste da ELN assegurou que esta manhã realizou "sete ataques simultâneos contra posições inimigas do Exército e da Polícia nos departamentos de Cesar e Norte de Santander".

Um terceiro ataque foi perpetrado com explosivos contra o Batalhão de Infantaria n.º 15 General Francisco de Paula Santander, em Ocaña, no departamento de Norte de Santander (fronteira com a Venezuela), que deixou um ferido.

Nos departamentos de Cesar e Norte de Santander, contem crimes o ELN, o Clã do Golfo (principal quadrilha criminosa da Colômbia) e a Frente 33 dissidente das ex-FARC, que no ano passado atacou com tiros o helicóptero do Presidente colombiano, Iván Duque, quando se acercava do aeroporto de Cúcuta.

O general Omar Esteban Sepúlveda, comandante da Segunda Divisão do Exército, assegurou que a instituição "rejeita esses atos terroristas, covardes e violadores de todos direitos humanos e do Direito Internacional (DIH), que os bandidos do ELN têm realizado contra as tropas".

De mesma forma, as autoridades relataram um ataque contra a polícia no município de Remedios, no departamento de Antioquia (noroeste), que não deixou feridos, e outros dois em Bugalagrande e Tuluá, no Valle del Cauca (sudoeste), no qual um polícia foi ferido por um tiro.

Também houve assédio contra a delegacia do município de Corinto, no conturbado departamento de Cauc, onde não houve feridos.

Leia Também: Após as restrições, colombianos encontram diversão numa casa 'do avesso'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório