Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Dezenas de 'jihadistas' escondidos em prisão controlada pelos curdos

Dezenas de 'jihadistas' ainda estão escondidos numa prisão na Síria, que as forças curdas anunciaram ter recuperado o controlo na quarta-feira, quase uma semana após um ataque do grupo extremista Estados Islâmico (EI) que matou mais de 235 pessoas.

Dezenas de 'jihadistas' escondidos em prisão controlada pelos curdos
Notícias ao Minuto

06:34 - 28/01/22 por Lusa

Mundo Síria

As Forças Democráticas Sírias (FDS), dominadas pelos curdos e que lideram a luta contra o Estado Islâmico, disseram que tinham recuperado o controlo total da prisão de Ghwayran na cidade de Hassaké, no nordeste, pondo fim a seis dias de intensos conflitos.

Mas na quinta-feira, aconteceram novos confrontos dentro do estabelecimento prisional durante as operações de busca da FDS, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), uma organização não governamental (ONG) sediada no Reino Unido.

Doze combatentes do EI morreram nos confrontos e foram encontrados os corpos de outros cinco jihadistas, segundo o OSDH.

As operações de busca permitiram expulsar entre 60 e 90 'jihadistas' ainda escondidos numa ala da prisão, explicou o FDS, anunciando a rendição de cerca de "3.500 membros do EI".

No total 173 'jihadistas', 55 combatentes curdos e sete civis foram mortos na violência em Hassaké desde o início do ataque à prisão em 20 de janeiro, disse o OSDH.

Em Hassaké foi decretado um recolher obrigatório há quatro dias. As forças curdas -- apoiadas por uma coligação liderada pelos Estados Unidos -- estão a bloquear todos os acessos para evitar que os "jihadistas" em fuga se desloquem para outras regiões.

Segundo o OSDH, 25 a 40 'jihadistas' estavam escondidos na cave da prisão, sem comida há quase uma semana.

"Alguns deles foram mortos durante o ataque aéreo [quarta-feira] à noite, enquanto tentavam fugir", disse a ONG.

É provável que o número dos combates aumente ainda mais porque "o destino de dezenas de pessoas ainda é desconhecido", adverte o OSDH, acrescentando que "120 combatentes das FDS e membros da polícia foram levados para o hospital, alguns gravemente feridos".

Em 20 de janeiro, o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) lançou um ataque a um estabelecimento prisional controlado pelas forças curdas no nordeste da Síria, libertando um número desconhecido de 'jihadistas'.

"Vários prisioneiros conseguiram escapar", disse o OSDH, sem especificar o número, na ocasião.

Na linha da frente do combate contra o Estado Islâmico, as FDS, apoiadas pela coligação internacional, derrotaram o movimento extremista no seu último reduto de Baghouz, na província de Deir Ezzor, no leste da Síria, em 2019.

Desde a derrota, o Estado Islâmico tem realizado ataques mortais de forma regular, principalmente no deserto sírio.

Leia Também: Forças curdas procuram 'jihadistas' após ataque a prisão na Síria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório