Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Último redator vivo da constituição do Canadá processa o governo

Este antigo governante de Newfoundland é Brian Peckford, e é o principal requerente de um processo movido contra o governo pelo Centro de Justiça para Liberdades Constitucionais, que critica a lei que impede não vacinados de viajar.

Último redator vivo da constituição do Canadá processa o governo
Notícias ao Minuto

23:59 - 27/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

O último redator e signatário da constituição do Canadá vivo processou, na quarta-feira, o governo do país devido à proibição de viajar para não vacinados contra a Covid-19.

Este antigo governante de Newfoundland é Brian Peckford, de 79 anos, e é o principal requerente de um processo movido contra o governo pelo Centro de Justiça para Liberdades Constitucionais (Justice Centre for Constitutional Freedoms).

Está a tornar-se mais óbvio que ser vacinado não impede as pessoas de contrair Covid e não as impede de espalhá-lo”, disse o antigo governante em comunicado. “O governo não conseguiu demonstrar que esta política torna voar mais seguro – simplesmente discrimina”, salienta ainda.

Recorde-se que Justin Trudeau pôs em prática uma das leis de vacinação mais rígidas do mundo no outono do ano passado. Segundo esta lei, até 30 de outubro de 2021, os funcionários de todas as indústrias regulamentadas pelo governo foram obrigados a ser vacinados ou teriam de enfrentar a demissão.

Além disto, qualquer pessoa com 12 ou mais anos que deseje viajar de avião, comboio ou barco também tem obrigatoriamente de ser vacinada.

Segundo este antigo governante: “Quando ouvi o primeiro-ministro Trudeau chamar aos não-vacinados racistas, misóginos, anticiência e extremistas, (...) ficou claro que ele está a semear divisões e a avançar contra um grupo específico de canadianos”.

Isto é completamente contra os valores democráticos e canadianos que eu amo neste país”, disse ainda.

A proibição de viajar segregou-me de outros canadianos. É discriminatório, viola os meus direitos constitucionais e é por isso estou a lutar contra a proibição de viajar”, confessou.

Os promotores do processo alegam violações dos direitos constitucionais, incluindo mobilidade, vida, liberdade, segurança da pessoa, privacidade e discriminação. 

Leia Também: Justin Trudeau em isolamento após contacto de risco 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório