Meteorologia

  • 22 MAIO 2022
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 23º

Ucrânia. Biden manterá hoje reunião telefónica com Zelensky

O Presidente norte-americano, Joe Biden, reúne-se hoje por telefone com o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, indicou hoje a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki.

Ucrânia. Biden manterá hoje reunião telefónica com Zelensky

Psaki precisou que a chamada se destina a "fazer um ponto da situação", e não a "fazer qualquer anúncio", num momento em que as tensões continuam elevadas em torno da Ucrânia, devido à ameaça de uma invasão pela Rússia.

Os Estados Unidos prometeram repetidas vezes que nesta crise não haveria "decisões sobre a Ucrânia sem a Ucrânia" e têm mantido consultas regulares com Kiev.

A porta-voz da Casa Branca indicou que esta será a terceira reunião telefónica entre os dois líderes desde o mês de dezembro.

Embora oficialmente Kiev se congratule com o apoio de Washington contra Moscovo, a relação entre a Ucrânia e os Estados Unidos conheceu recentemente alguns atritos.

Os ucranianos criticaram, por exemplo, a decisão dos norte-americanos de repatriar as famílias dos diplomatas colocados na Ucrânia, considerando-a excessiva.

Jen Psaki recordou que, segundo os Estados Unidos, um ataque russo pode acontecer "a qualquer momento".

Outros responsáveis europeus criticaram, mais ou menos francamente, os Estados Unidos por dramatizarem a situação.

A porta-voz da Presidência norte-americana classificou como "positivo" o resultado de negociações realizadas na quarta-feira em Paris entre Kiev e Moscovo, sob mediação franco-alemã, para tentar encontrar uma saída para a crise em torno da Ucrânia.

A próxima ronda das conversações no chamado formato "de Normandia" decorrerá na segunda semana de fevereiro em Berlim.

Leia Também: Biden recebe Olaf Scholz na Casa Branca a 7 de fevereiro

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório