Meteorologia

  • 24 MAIO 2022
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 20º

Registados casos 'inéditos' de orcas a caçarem baleias azuis na Austrália

Segundo um artigo publicado na revista científica Marine Mammal Science, ocorreram já três ataques separados ao largo da costa australiana desde 2019.

Registados casos 'inéditos' de orcas a caçarem baleias azuis na Austrália

As orcas são amplamente reconhecidas, a nível internacional, pelas suas elevadas capacidades de caça, que afetam inúmeras espécies marinhas. Porém, pela primeira vez, têm sido registados casos de orcas a caçarem o maior animal do planeta, a baleia azul.

Segundo um artigo publicado na revista científica Marine Mammal Science, ocorreram já três ataques separados ao largo da costa australiana desde 2019. De forma "brutal" e "coordenada", estas orcas acabariam por matar e alimentar-se destas baleias azuis, de dimensões bastante superiores.

Anteriormente, tinham já sido relatados casos de orcas a perseguirem esta espécie marinha em particular, capaz de atingir os 33 metros de comprimento. Porém, esta trata-se da primeira investigação a relatar a ocorrência de ataques mortais.

"Aqui fornecemos a primeira documentação sobre as baleias assassinas que matam e comem baleias azuis: dois indivíduos mortos, com 16 dias de intervalo em 2019, e um terceiro em 2021", adiantaram os investigadores responsáveis pelo estudo. "Notavelmente, a primeira baleia capturada parecia ser um adulto saudável".

Todos os ataques ocorreram ao largo de Bremer Bay, na zona ocidental da Austrália, a um raio de 60 quilómetros da costa. E, de acordo com a pesquisa, foram testemunhados a partir de embarcações comerciais de observação de baleias. 

Na perspetiva destes investigadores, estas descobertas são importantes para perceber a influência das orcas nas comunidades marinhas e como esta espécie pode afetar as populações de baleias azuis. Neste momento, estima-se existirem apenas entre 15 mil e 20 mil indivíduos desta espécie, número bastante inferior aos cerca de 300 mil existentes antes dos episódios recorrentes de caça à baleia.

Leia Também: Baleia-piloto-de-aleta encontrada morta na Praia de Matosinhos

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório