Meteorologia

  • 24 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 20º

As homenagens ao Dia do Holocausto em Auschwitz e no mundo

O Dia Internacional da Lembrança do Holocausto assinala o dia que os soldados soviéticos chegaram a Auschwitz.

Notícias ao Minuto

16:54 - 27/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Holocausto

Assinala-se esta quinta-feira o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto. Dos vários locais onde a data é lembrada, existe um, em particular, onde a memória é mais pungente: Auschwitz, o campo de concentração que foi palco da morte de mais de um milhão de pessoas.

A data marca o dia em que os soldados soviéticos chegaram a Auschwitz, na Polónia, e se confrontaram com as atrocidades ali cometidas. Passam hoje 77 anos da libertação de Auschwitz.

O dia 27 de janeiro foi designado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a 1 de novembro de 2005, como o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto.

Em 1947, a Polónia criou um museu no local dos campos Auschwitz I e II, que todos os anos é visitado por milhares de pessoas. Em 2002, a UNESCO declarou também as ruínas de Auschwitz-Birkenau como Património da Humanidade.

Durante este dia, várias foram as personalidades que fizeram questão de se manifestar. António Guterres, líder das Nações Unidas, disse: "Nunca devemos esquecer que o Holocausto poderia ter sido evitado. Muito poucos falaram, muito poucos ouviram, menos ainda se levantaram em solidariedade. Devemos comprometer-nos a estar sempre vigilantes e defender os direitos humanos e a dignidade de todos".

Ainda no contexto das Nações Unidas, realiza-se durante o dia de hoje a campanha anual 'We Remember' ('Nós lembramos'), que convida internautas a juntarem-se a várias celebridades e sobreviventes nas redes sociais, para lembrar as vítimas. Pode acompanhar as fotografias partilhadas através da hashtag #WeRemember nas diferentes plataformas.

Em Auschwitz, estão a decorrer as iniciativas oficiais deste dia, que pode acompanhar online, com vários testemunhos e homenagens a serem partilhados. Pode acompanhar aqui:

Em Inglaterra, onde vivem alguns dos poucos sobreviventes de Auschwitz, foi hoje inaugurada pela 'Royal Collection Trust' uma coleção de 'Seven Portraits: Surviving the Holocaust’ ('Sete retratos: Sobreviver ao Holocausto'). Trata-se de uma coleção de retratos patrocinada pelo príncipe Carlos, que procurou mostrar os últimos sobreviventes vivos.

A exposição foi inaugurada hoje na Queen’s Gallery do Buckingham Palace.

Na galeria pode ver as fotografias que marcaram este dia em Auschwitz, na Polónia.

Leia Também: Morreu o último soldado que esteve na libertação do campo de Auschwitz

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório