As homenagens ao Dia do Holocausto em Auschwitz e no mundo

O Dia Internacional da Lembrança do Holocausto assinala o dia que os soldados soviéticos chegaram a Auschwitz.

Dia do Holocausto em Auschwitz
AnteriorSeguinte

© Getty

Notícias ao Minuto
27/01/2022 16:54 ‧ 27/01/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Holocausto

Assinala-se esta quinta-feira o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto. Dos vários locais onde a data é lembrada, existe um, em particular, onde a memória é mais pungente: Auschwitz, o campo de concentração que foi palco da morte de mais de um milhão de pessoas.

A data marca o dia em que os soldados soviéticos chegaram a Auschwitz, na Polónia, e se confrontaram com as atrocidades ali cometidas. Passam hoje 77 anos da libertação de Auschwitz.

O dia 27 de janeiro foi designado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a 1 de novembro de 2005, como o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto.

Em 1947, a Polónia criou um museu no local dos campos Auschwitz I e II, que todos os anos é visitado por milhares de pessoas. Em 2002, a UNESCO declarou também as ruínas de Auschwitz-Birkenau como Património da Humanidade.

Durante este dia, várias foram as personalidades que fizeram questão de se manifestar. António Guterres, líder das Nações Unidas, disse: "Nunca devemos esquecer que o Holocausto poderia ter sido evitado. Muito poucos falaram, muito poucos ouviram, menos ainda se levantaram em solidariedade. Devemos comprometer-nos a estar sempre vigilantes e defender os direitos humanos e a dignidade de todos".

Ainda no contexto das Nações Unidas, realiza-se durante o dia de hoje a campanha anual 'We Remember' ('Nós lembramos'), que convida internautas a juntarem-se a várias celebridades e sobreviventes nas redes sociais, para lembrar as vítimas. Pode acompanhar as fotografias partilhadas através da hashtag #WeRemember nas diferentes plataformas.

Em Auschwitz, estão a decorrer as iniciativas oficiais deste dia, que pode acompanhar online, com vários testemunhos e homenagens a serem partilhados. Pode acompanhar aqui:

Em Inglaterra, onde vivem alguns dos poucos sobreviventes de Auschwitz, foi hoje inaugurada pela 'Royal Collection Trust' uma coleção de 'Seven Portraits: Surviving the Holocaust’ ('Sete retratos: Sobreviver ao Holocausto'). Trata-se de uma coleção de retratos patrocinada pelo príncipe Carlos, que procurou mostrar os últimos sobreviventes vivos.

A exposição foi inaugurada hoje na Queen’s Gallery do Buckingham Palace.

Na galeria pode ver as fotografias que marcaram este dia em Auschwitz, na Polónia.

Leia Também: Morreu o último soldado que esteve na libertação do campo de Auschwitz

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas