Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Casa Branca avisa que redes de água são vulneráveis a ciberataques

O nível de proteção das redes de água nos Estados Unidos face a ataques cibernéticos "não é totalmente adequado", avisou hoje um alto funcionário da Casa Branca, pedindo aos operadores do setor que cooperem mais com as autoridades federais.

Casa Branca avisa que redes de água são vulneráveis a ciberataques
Notícias ao Minuto

16:16 - 27/01/22 por Lusa

Mundo EUA

A distribuição de água potável, que hoje é amplamente automatizada, é tão vulnerável a um ataque cibernético criminoso - por exemplo na forma de "ransomware" (chantagem para obter um resgate) - quanto a uma ofensiva de um agente estatal, disse a mesma fonte.

A estratégia do Governo norte-americano será tentar convencer os operadores do setor da água -- uma área muito fragmentada empresarialmente - a cooperar mais com as autoridades em termos de cibersegurança.

O apelo servirá tanto para incentivar os operadores a equiparem-se com melhores mecanismos para detetar ataques cibernéticos como para os incentivar a compartilhar melhor as suas informações com as autoridades.

Os Estados Unidos sofreram nos últimos meses, como muitos outros países, inúmeros ataques cibernéticos direcionados a agências locais e empresas, que mostraram a vulnerabilidade de certas infraestruturas estratégicas.

Em maio de 2021, um ataque à empresa Colonial Pipeline, por exemplo, interrompeu a distribuição de combustível nos Estados Unidos.

No entanto, a vontade do Governo federal de aumentar o nível de proteção esbarra na relutância das empresas, que resistem em investir em segurança cibernética ou, em alguns casos, recusam denunciar os ataques de que são vítimas.

Leia Também: Corrida à Casa Branca? Trump autointitula-se 47.º presidente dos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório