Meteorologia

  • 23 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Zelensky insiste na necessidade de unidade de UE e NATO face à Rússia

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, conversou hoje com o seu homólogo lituano, Gitanas Nauseda, sobre a necessidade de a União Europeia (UE) e a NATO manterem a unidade na crise com a Rússia.

Zelensky insiste na necessidade de unidade de UE e NATO face à Rússia
Notícias ao Minuto

14:44 - 27/01/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

Durante uma conversa telefónica com Nauseda, Zelensky "sublinhou a importância de manter a unidade da UE e dos países membros da NATO", informou o gabinete do Presidente ucraniano, em comunicado.

Zelensky e Nauseda discutiram a situação de segurança ao longo da fronteira com a Rússia e sobre os problemas nos territórios ocupados no leste da Ucrânia.

O Presidente ucraniano agradeceu ao seu homólogo "a posição clara e consistente" da Lituânia no seu apoio à Ucrânia face à ameaça russa, bem como a importante assistência prestada por aquele país a Kiev para reforçar a capacidade de defesa do Estado.

Entretanto, num outro comunicado, o gabinete da Presidência ucraniana informou hoje que Zelensky saudou as conversas "construtivas" da reunião, na quarta-feira, em Paris, entre representantes de Kiev e de Moscovo, sob mediação franco-alemã, para tentar encontrar uma solução para a crise.

O Presidente ucraniano disse que fez uma avaliação "positiva" da reunião do chamado Formato Normandia, que junta Alemanha, França, Rússia e Ucrânia, elogiando a sua "natureza construtiva, bem como a vontade de prosseguir negociações substanciais, dentro de duas semanas, em Berlim".

Os países ocidentais têm vindo a acusar a Rússia de pretender invadir novamente o país vizinho, depois de ter anexado a península ucraniana da Crimeia, em 2014, e de alegadamente patrocinar, desde então, um conflito em Donbass, no leste da Ucrânia.

A Rússia, que tem concentrado dezenas de milhares de militares junto da fronteira com a Ucrânia, nega quaisquer planos para uma invasão, mas associa uma diminuição da tensão a tratados que garantam que a NATO não se expandirá para países do antigo bloco soviético.

Leia Também: Portugal destaca relação excelente em 30 anos de laços com a Ucrânia

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório