Meteorologia

  • 24 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 20º

Autoridades guineenses pedem intervenção do PR para superar problemas

O porta-voz dos régulos (autoridades tradicionais) da Guiné-Bissau, Issuf Baldé, pediu hoje ao chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, para ajudar a ultrapassar "problemas com as autoridades políticas" nas comunidades do país.

Autoridades guineenses pedem intervenção do PR para superar problemas

Os régulos da Guiné-Bissau estiveram hoje no Palácio da Presidência em Bissau onde foram apresentar cumprimentos de Novo Ano a Umaro Sissoco Embaló, como têm vindo a fazer diversas franjas da sociedade guineense desde o início de janeiro.

Antes da intervenção do Presidente guineense, o porta-voz dos régulos transmitiu as recomendações de uma concertação realizada na terça-feira em que foram analisadas as preocupações da população nas suas comunidades.

Em quase todas as comunidades foram detetados conflitos sobre a posse de terra, falta de segurança entre os criadores de gado, exploração de recursos naturais "sem o conhecimento dos régulos", falta de estradas, centros de saúde, escolas, água potável e fraca cobertura de rede de telemóveis.

Issuf Baldé ainda transmitiu a Umaro Sissoco Embaló que em quase todas as comunidades do interior da Guiné-Bissau, a polícia tem vindo a apreender as motorizadas da população, mesmo quando aqueles veículos são usados para o transporte de doentes.

Em nome dos régulos da região de Bolama / Bijagós, Issuf Baldé disse ao chefe de Estado guineense que a população clama por transportes para a ligação entre as ilhas.

Umaro Sissoco Embaló, que se assume como descendente de régulos da região de Gabú, no Leste, prometeu transmitir as preocupações dos chefes tradicionais ao Governo e ainda anunciou que vai solicitar apoios junto de países com monarquia, nomeadamente no mundo árabe, para apoiar os régulos guineenses.

O Presidente guineense frisou que o papel do chefe de Estado é outro.

"Prometi, em caso de vitória eleitoral, trazer estabilidade e respeito da Guiné-Bissau lá fora. Isso, são dados visíveis hoje em dia por todos. Até final do ano toda a Guiné-Bissau terá energia elétrica", afirmou Sissoco Embaló.

Leia Também: Sindicato de jornalistas da Guiné-Bissau preocupado com assédio sexual

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório