Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Príncipe Buthelezi hospitalizado na África do Sul

O príncipe Mangosuthu Buthelezi, antigo primeiro-ministro tradicional da nação Zulu e fundador do Partido Livre Inkatha (IFP) na África do Sul, foi hospitalizado, disse hoje fonte familiar.

Príncipe Buthelezi hospitalizado na África do Sul
Notícias ao Minuto

14:21 - 26/01/22 por Lusa

Mundo África do Sul

Mangosuthu Buthelezi, de 92 anos, teve de ser assistido na noite de segunda-feira devido a hipertensão, tendo sido posteriormente admitido no hospital, referiu o porta-voz da família, Bhekuyise Buthelezi.

"Na tarde de terça-feira, os médicos consideraram sensato que fosse internado no hospital para fazer testes, pois isso também permitiria que descansasse um pouco", adiantou o porta-voz, citado por vários órgãos de comunicação no país.

"Ele encontra-se estável e esperamos o melhor", salientou Bhekuyise Buthelezi, sem adiantar mais detalhes.

Após as primeiras eleições democráticas da África do Sul, em 1994, Mangosuthu Buthelezi integrou o primeiro Governo de Unidade Nacional, liderado pelo Presidente Nelson Mandela.

Buthelezi foi nomeado presidente emérito do IFP, em 2019, continuando a servir o partido na qualidade de deputado.

Em abril do ano passado, em entrevista exclusiva à agência Lusa, na sede do seu partido, em Ulundi, sobre o processo de reconciliação nacional, o príncipe Mangosuthu Buthelezi afirmou nunca ter existido uma verdadeira reconciliação com o partido no poder na África do Sul, o Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês) com o qual gostaria ainda de fazer a paz.

Leia Também: África do Sul abre procedimentos em 940 casos suspeitos de corrupção

Recomendados para si

;
Campo obrigatório