Meteorologia

  • 26 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 32º

Príncipe Buthelezi hospitalizado na África do Sul

O príncipe Mangosuthu Buthelezi, antigo primeiro-ministro tradicional da nação Zulu e fundador do Partido Livre Inkatha (IFP) na África do Sul, foi hospitalizado, disse hoje fonte familiar.

Príncipe Buthelezi hospitalizado na África do Sul

Mangosuthu Buthelezi, de 92 anos, teve de ser assistido na noite de segunda-feira devido a hipertensão, tendo sido posteriormente admitido no hospital, referiu o porta-voz da família, Bhekuyise Buthelezi.

"Na tarde de terça-feira, os médicos consideraram sensato que fosse internado no hospital para fazer testes, pois isso também permitiria que descansasse um pouco", adiantou o porta-voz, citado por vários órgãos de comunicação no país.

"Ele encontra-se estável e esperamos o melhor", salientou Bhekuyise Buthelezi, sem adiantar mais detalhes.

Após as primeiras eleições democráticas da África do Sul, em 1994, Mangosuthu Buthelezi integrou o primeiro Governo de Unidade Nacional, liderado pelo Presidente Nelson Mandela.

Buthelezi foi nomeado presidente emérito do IFP, em 2019, continuando a servir o partido na qualidade de deputado.

Em abril do ano passado, em entrevista exclusiva à agência Lusa, na sede do seu partido, em Ulundi, sobre o processo de reconciliação nacional, o príncipe Mangosuthu Buthelezi afirmou nunca ter existido uma verdadeira reconciliação com o partido no poder na África do Sul, o Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês) com o qual gostaria ainda de fazer a paz.

Leia Também: África do Sul abre procedimentos em 940 casos suspeitos de corrupção

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório