Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Hungria diz que não apoia Kiev perante desrespeito por minoria húngara

A Hungria não apoiará a Ucrânia no conflito com a Rússia enquanto Kiev continuar a privar dos seus direitos a minoria magiar que vive no seu território, assegurou hoje o chefe da diplomacia húngara, Péter Szijjártó.

Hungria diz que não apoia Kiev perante desrespeito por minoria húngara
Notícias ao Minuto

13:38 - 26/01/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

"Se os ucranianos não abandonarem essas políticas, as possibilidades de o Governo húngaro apoiar a Ucrânia, no atual conflito, serão severamente limitadas", explicou o ministro dos Negócios Estrangeiros húngaro, numa entrevista.

Szijjártó disse que é "inaceitável" que os húngaros ucranianos vivam "privados de direitos e, em alguns casos, até sofram assédio físico".

Nas últimas semanas, as tensões entre a Ucrânia e a Rússia intensificaram-se, com a iminência de uma possível invasão russa, enquanto líderes da União Europeia (UE) e dos Estados Unidos garantem que estão preparados "para todas as contingências", caso a diplomacia falhe.

Sobre esta matéria, Szijjártó explicou que "o interesse dos húngaros é a existência de relações pragmáticas, baseadas no respeito mútuo com a Rússia", acrescentando que "o diálogo não tem alternativa".

O primeiro-ministro húngaro, o ultranacionalista Viktor Orbán, vai reunir-se a 01 de fevereiro, em Moscovo, com o Presidente russo, Vladimir Putin, de quem é aliado.

A oposição húngara pediu a Orbán que cancelasse a reunião, alegando que estas conversações, na atual situação, poderão ser prejudiciais aos interesses nacionais.

O Governo de Orbán tem criticado as sanções da UE contra a Rússia, por causa da anexação da península ucraniana da Crimeia, em 2014.

Leia Também: Ucrânia. Itália diz que vai respeitar compromissos no âmbito da NATO

Recomendados para si

;
Campo obrigatório