Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Índia exibe poder militar em desfile que assinala o Dia da República

A Índia exibiu hoje o seu poder militar em Nova Deli com um desfile de carros de combate e baterias de mísseis assinalando o 72.º aniversário do Dia da República, perante um público restrito devido à crise sanitária. 

Notícias ao Minuto

13:49 - 26/01/22 por Lusa

Mundo Índia

Caças bombardeiros sobrevoaram o local, onde o número de espetadores foi limitado a quatro mil cidadãos, que tiveram de manter as regras de distanciamento social por causa da propagação do novo coronavírus.

As autoridades sanitárias anunciaram na noite de terça-feira que o país ultrapassou um total de 40 milhões de infeções, desde o início da pandemia. 

Os batalhões das Forças Armadas, incluindo as unidades fronteiriças montadas em camelos, e equipas de polícia motorizada desfilaram perante o primeiro-ministro, Narendra Modi.

Os representantes de países estrangeiros não estiveram presentes devido à pandemia de SARS CoV-2. 

O Dia da República, 26 de janeiro, assinala o dia em que foi aprovada a Constituição indiana, em 1950, e que entrou em vigor após a Independência do Reino Unido.

Modi rendeu homenagem aos militares tombados em combate, poucos dias depois da polémica sobre a transferência da "Chama Eterna" que perpetua a memória dos indianos mortos nos campos de batalha e que ao fim de 50 anos foi transferida para o novo monumento de Estado inaugurado em 2019.

No local esteve presente um forte dispositivo de segurança.

No ano passado, as celebrações do Dia da República ficaram marcadas pelas manifestações de agricultores contra as reformas agrícolas entretanto aprovadas pelo primeiro-ministro. Milhares de agricultores foram mantidos num ponto distante do local onde decorreu o desfile militar.

Leia Também: Sobe para sete o número de mortos em incêndio em Mumbai

Recomendados para si

;
Campo obrigatório