Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Migrações. Fogo em abrigo mata três crianças nigerianas em Marrocos

Três filhos de um migrante nigeriano morreram asfixiados e carbonizados, em Marrocos, na sequência de um incêndio num abrigo improvisado, em Gourougou, no noroeste do país, avançou hoje a Associação Marroquina de Direitos Humanos (AMDH).

Migrações. Fogo em abrigo mata três crianças nigerianas em Marrocos
Notícias ao Minuto

23:51 - 25/01/22 por Lusa

Mundo Marrocos

"A mãe fez uma fogueira dentro do abrigo para aquecer os seus filhos, que morreram asfixiados, na segunda-feira de manhã, e depois carbonizados pelo fogo que atingiu a sua barraca improvisada", disse à AFP Mohamed Amine Abidar, presidente da secção local da AMDH.

A mãe foi internada "em estado crítico", num hospital na cidade vizinha de Nador, cidade fronteiriça do enclave espanhol de Melilla.

O maciço de Gourougou tornou-se, ao longo dos anos, um refúgio para muitos migrantes da África subsahariana, que procuram atravessar uma cerca tripla, com aproximadamente 12 quilómetros (km) de extensão, para chegar a Melilla.

A morte destas três crianças "é uma tragédia terrível", considerou Abidar, acrescando que os migrantes daquela região "vivem em condições precárias e desumanas".

As fronteiras de Melilla e Ceuta, o outro enclave espanhol em território marroquino, são as únicas ligações terrestres entre África e a União Europeia, estando, por este motivo, sujeitas a uma forte pressão migratória.

Leia Também: Suspeito de matar turista francesa em Marrocos investigado por terrorismo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório