Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Guiné-Conacri condena 17 pessoas a prisão perpétua por violência

Um tribunal da Guiné-Conacri condenou hoje 17 pessoas a prisão perpétua sob a acusação de envolvimento em confrontos intercomunitários mortais em 2020, numa cidade do sul, disse um advogado de defesa.

Guiné-Conacri condena 17 pessoas a prisão perpétua por violência
Notícias ao Minuto

20:43 - 25/01/22 por Lusa

Mundo Guiné-Conacri

Os suspeitos, todos em fuga, foram "julgados à revelia e considerados culpados de homicídio, associação criminosa, participação num movimento insurrecional, reunião e fogo posto", disse Salifou Beavogui, que defendeu alguns dos acusados, à agência France-Presse (AFP).

Pelo menos 11 pessoas foram mortas e várias ficaram feridas em Macenta, uma cidade do sul da Guiné-Conacri, durante a violência intercomunitária em dezembro de 2020.

O tribunal de Macenta, transferido para a capital regional Nzérékoré por razões de segurança, condenou também quatro outros arguidos a um ano de prisão, cada um, por atos de recolha, assalto e agressão e posse ilegal de armas.

Dois outros arguidos foram condenados a 10 meses de prisão por rapto e posse ilegal de armas.

Os Toma e o Toma Mania, que coabitam há vários séculos, "muitas vezes disputam a paternidade da cidade [de Macenta] e cada um reclama que foi o primeiro a instalar-se ali", relatou um funcionário administrativo à AFP.

A violência entre as duas comunidades é regular e tem sido frequentemente causada por questões de disputa de terra.

Leia Também: Guiné-Bissau registou mais 344 casos e duas vítimas mortais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório